Jeremias, 2

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Foi-me dirigida a palavra do Senhor, nos termos seguintes:

2 Vai e grita aos ouvidos de Jerusalém: Isto diz o Senhor: Recordo-me da fidelidade da tua mocidade, do amor dos teus desposórios, quando me seguias no deserto, naquela terra que se não semeia. (ver nota)

3 Israel era consagrado ao Senhor, era as primícias dos seus frutos; todos os que o devoravam, pecavam, e sobre eles caíam males, diz o Senhor.

4 Ouvi a palavra do Senhor, casa de Jacob, e vós, todas as famílias da casa de Israel.

5 Isto diz o Senhor: Que injustiça encontraram em mim vossos pais, para se afastarem de mim, irem após a vaidade (dos ídolos), tornando-se eles próprios vãos?

6 Não disseram: Onde está o Senhor, que nos fez sair da terra do Egito, que nos conduziu pelo deserto, por uma terra árida e gretada, por uma terra de sede, imagem da morte, por uma terra por onde ninguém passa e onde ninguém mora?

7 Introduzi-vos numa terra de vergéis, para que comêsseis os seus frutos e o melhor dela; depois de terdes lá entrado, profanastes a minha terra _(entregando-vos à idolatria) e fizestes da minha herança um objecto de abominação.

8 Os sacerdotes não disseram: Onde está o Senhor? Os depositários da lei não me conheceram, os pastores prevaricaram contra mim, os profetas profetizaram em nome de Baal. Seguiram os (ídolos) que de nada valem.

9 Portanto entrarei em juízo contra vós - palavra do Senhor - e contra os vossos filhos.

10 Passai às ilhas de Cetim e vede; mandai a Cedar e considerai bem (o que lá se passa), e vede se aconteceu coisa semelhante.

11 Acaso trocou algum povo os seus deuses, apesar de não serem deuses? Mas o meu povo trocou a sua glória pelo que de nada vale.

12 Pasmai, céus, sobre isto, tremei de espanto e de horror, diz o Senhor.

13 Porque o meu povo fez dois males: abandonaram-me a mim, que sou fonte de água viva, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não podem reter as águas.

14 Porventura é Israel algum escravo ou filho de escravos? Por que razão pois se tornou uma presa (dos inimigos)?

15 Contra ele rugiram os leões, levantaram a sua voz; reduziram a sua terra a um deserto; as suas cidades foram queimadas, e não há quem habite nelas.

16 Até os filhos de Menfis e de Tafnis te raparam a cabeça.

17 Porventura não te aconteceu (tudo) isto porque abandonaste o Senhor teu Deus, no tempo em que te conduzia pelo caminho?

18 E agora que vais buscar no caminho do Egito, para beberes a água turva (do Nilo)? De que te vale tomar o caminho dos Assírios, para beberes a água do rio (Eufrates)?

19 A tua malícia te pune, as tuas infidelidades te castigam. Sabe e vê que má e amarga coisa é o haveres abandonado o Senhor Deus dos exércitos.

20 Tu, desde há muito, quebraste o meu jugo, rompeste os teus laços e disseste: Não servirei (o Senhor). Semelhante a uma mulher impudica, te prostituías em todo o outeiro elevado, debaixo de toda a árvore frondosa (adorando os falsos deuses).

21 Eu tinha-te plantado como uma vinha escolhida com sarmentos de boa qualidade. Como pois degeneraste para mim, convertendo-te em sarmentos bastardos de cepa estrangeira?

22 Ainda que te laves com potassa e empregues muito sabão, maculada estarás diante de mim, pela tua iniquidade, diz o Senhor Javé.

23 Como dizes tu: Eu não estou manchada, eu não andei após os Baais (ou ídolos)? Vê os vestígios de teus pés no vale, considera o que ali fizeste. És como dromedária desatinada, que percorre todos os caminhos;

24 como asna silvestre acostumada ao deserto, que, abrasada no seu apetite, aspira o ar (farejando); ninguém a poderá deter. Todos os que a buscam não se fatigarão: achá-la-ão no tempo do cio.

25 Guarda o teu pé da desnudez (dos ídolos), e a tua garganta da sede. Mas tu disseste: É inútil! Não! Amo os estranhos e atrás deles andarei.

26 Como o ladrão fica confundido, se o apanham, assim serão confundidos os da casa de Israel, eles e os seus reis, os seus chefes, os seus sacerdotes e profetas,

27 os quais dizem a um pau: Tu és o meu pai; - e a uma pedra: Tu me geraste. Voltaram-me as costas em lugar de voltarem para mim a face; porém no tempo da sua aflição dizem: Levanta-te (Senhor) e livra-nos.

28 Onde estão os teus deuses (direi então eu), que fabricaste para ti? Levantem-se, se te podem livrar, no tempo da tua aflição, porque os teus deuses, ó Judá, são tantos em número como as tuas cidades.

29 Por que quereis vós entrar contra mim em juízo? Todos me abandonastes, diz o Senhor.

30 Em vão castiguei os vossos filhos: eles não receberam a correção. A vossa espada devorou os vossos profetas, como um leão destruidor.

31 Assim é a vossa geração. Atendei à palavra do Senhor: Porventura tenho eu sido para Israel um deserto, ou uma terra de trevas? Por que disse pois o meu povo: Recusamos obediência, não tornaremos mais para ti?

32 Porventura esquecer-se-á a donzela do seu ornato, ou a esposa do seu cinto? Mas o meu povo esqueceu-se de mim durante dias sem número.

33 Por que procuras tu justificar o teu procedimento, a fim de eu me pôr de bem contigo, se em cima de fazeres o mal, o ensinaste também aos outros.

34 Até nas orlas das tuas vestes se acha o sangue dos pobres inocentes, que não havias surpreendido em delito de arrombamento.

35 Dizes: Estou inocente; certamente a sua cólera apartou-se de mim. Eis que vou entrar em juízo contigo, por teres dito: Não pequei.

36 Com que pressa mudas de caminho! Hás-de ser confundida pelo Egito, como o foste já por Assur.

37 Sairás de lá (envergonhada), com as tuas mãos sobre a cabeça, porque o Senhor rejeitou aqueles em quem confias: não obterás bom resultado com eles.




Versículos relacionados com Jeremias, 2:

Jeremias 2 começa com o profeta repreendendo o povo de Israel por abandonar a Deus e seguir após outros deuses. Ele faz uma analogia entre o amor de Israel por outros deuses e a prostituição, descrevendo como Israel abandonou sua fidelidade a Deus e se prostituiu com ídolos de madeira e pedra. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Jeremias 2:

Deuteronômio 32:15: "Porém, Jesurum engordou e deu coices (engordaste, engrossaste e te cobriste de gordura); e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação." O povo de Israel se tornou complacente e satisfeito com sua prosperidade material, esquecendo-se de Deus e desprezando sua salvação.

Salmos 106:19-21: "Fizeram um bezerro em Horebe, e adoraram a imagem fundida. Assim trocaram a sua glória pela figura de um boi que come erva. Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera grandes coisas no Egito." Este versículo descreve a rebelião de Israel contra Deus ao adorar um ídolo, esquecendo-se dos grandes milagres que Ele realizou para libertá-los da escravidão no Egito.

Ezequiel 23:30: "Essas coisas serão feitas contigo, porque te prostituíste com as nações, contaminando-te com os seus ídolos." Este versículo fala sobre as consequências da idolatria e infidelidade de Israel, resultando em punições e julgamentos.

Êxodo 20:3: "Não terás outros deuses diante de mim." Este é o primeiro mandamento dado a Moisés por Deus, que enfatiza a importância de amar e adorar somente a Deus, e não a outros deuses ou ídolos.

Oséias 2:13: "Ela não reconheceu que fui eu que lhe dei o trigo, o vinho novo e o óleo, e lhe multipliquei a prata e o ouro, que usaram para Baal." Este versículo descreve como Israel se esqueceu de que Deus era a fonte de todas as suas bênçãos materiais, atribuindo sua prosperidade a Baal, um deus falso.





Luvut: