Jeremias, 7

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Palavra que o Senhor dirigiu a Jeremias, nos termos seguintes:

2 Põe-te em pé, à porta da casa do Senhor, e prega aí estas palavras: Ouvi a palavra do Senhor, vós todos, ó filhos de Judá, que entrais por estas portas para adorar o Senhor.

3 Eis o que diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Tornai bons os vossos caminhos e as vossas obras, e eu habitarei convosco neste lugar.

4 Não ponhais a vossa confiança em palavras de mentira (dos) que dizem: É este o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!

5 Mas se dirigirdes bem os vossos caminhos, se emendardes as vossas obras, se fizerdes justiça aos que pleiteiam entre si,

6 se não oprimirdes o peregrino, o órfão e a viúva, nem derramardes o sangue inocente neste lugar, se não andardes após os deuses alheios, para vossa desgraça,

7 então habitarei convosco neste lugar, nesta terra que dei a vossos pais, pelos séculos dos séculos.

8 Contudo, eis que confiais, para vosso mal, em palavras de mentira, que vos não servirão para nada.

9 Pois quê! Furtar, matar, adulterar, jurar falso, sacrificar a Baal e ir após os deuses estranhos, que não conheceis,

10 e (depois disto) vir à minha presença nesta casa, onde o meu nome é invocado, e dizer: Estamos livres (de todo o mal) - com a ideia de continuar a cometer todas estas abominações!

11 Logo, esta minha casa, onde é invocado o meu nome, é, a vossos olhos, um covil de ladrões? Eu, eu também vi (as vossas abominações), diz o Senhor.

12 Ide ao meu santuário, a Silo, onde habitou o meu nome, a princípio, e vede o que eu lhe fiz por causa da malícia do meu povo de Israel.

13 E agora, porque tendes feito todas estas obras, diz o Senhor, e porque, quando vos falei e avisei com tempo, não me ouvistes, quando vos chamei, não me respondestes,

14 farei a esta casa onde o meu nome é invocado e na qual pondes a vossa confiança, a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais, (farei, digo) o mesmo que fiz a Silo;

15 lançar-vos-ei para longe da minha face, como lancei todos os vossos irmãos, toda a linhagem de Efraim.

16 Tu pois (Jeremias) não rogues por este povo, não faças por eles lamentações nem preces, não insistas comigo, porque não te ouvirei.

17 Não vês tu o que eles fazem nas cidades de Judá e nas praças de Jerusalém?

18 Os filhos juntam a lenha, os pais acendem o fogo, as mulheres preparam a massa a fim de fazerem tortas para a rainha do céu; depois fazem libações a deuses estranhos, para me ofenderem.

19 Porventura é a mim que eles ofendem, diz o Senhor? Não é antes a si mesmos que fazem mal, para confusão do seu rosto?

20 Portanto isto diz o Senhor Deus: Eis que o meu furor, a minha indignação, está para cair sobre este lugar, sobre os homens e sobre os animais, sobre as árvores dos campos e sobre os frutos da terra; acender-se-á e não se apagará.

21 Isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Juntais os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei as suas carnes.

22 Não falei com vossos pais, nem lhes mandei, no dia em que os tirei da terra do Egito, coisa alguma acerca dos holocaustos e dos sacrifícios,

23 mas eis o que lhe ordenei: Ouvi a minha voz, e eu serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo; andai por todo o caminho que eu vos prescrevo, para serdes felizes.

24 Todavia não me ouviram, não prestaram atenção, foram após os seus apetites, segundo a dureza do seu malvado coração, voltaram para trás, em vez de irem para diante.

25 Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito até hoje, eu vos enviei todos os meus servos, os profetas, cada dia me apressei a enviá-los.

26 Porém (os filhos de Israel) não me ouviram, não me prestaram atenção mas endureceram a sua cerviz e obraram pior que seus pais.

27 Tu lhes dirás todas estas palavras, mas não te ouvirão; chamá-los-ás, mas não te responderão.

28 Então lhes dirás: Esta é aquela nação que não ouviu a voz do Senhor seu Deus, não recebeu as suas instruções. Acabou-se a sua fé, desapareceu da sua boca.

29 Corta os teus cabelos (em sinal de luto) e lança-os fora, levanta o teu pranto nas alturas, porque o Senhor arrojou de si e abandonou a geração que excitou o seu furor.

30 Sim, os filhos de Judá cometeram o mal diante de meus olhos, diz o Senhor. Puseram os seus horrores (ou ídolos) na casa em que foi invocado o meu nome, para a profanarem;

31 edificaram os lugares altos de Tofet, que está no Vale do Filho de Hinnom, para queimarem no fogo os seus filhos e as suas filhas, coisa que não mandei nem me passou pelo pensamento.

32 Por isso, dias virão, diz o Senhor, em que não se chamará mais Tofet, nem Vale do Filho de Hinnom, mas Vale da Matança. Então enterrarão em Tofet, porque não haverá mais lugar;

33 e os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves do céu e aos animais da terra, sem aparecer quem os enxote.

34 Farei que se não ouça nas cidades de Judá e nas praças de Jerusalém voz de regozijo e de alegria, cantar de esposo e cantar de esposa, porque a terra será um deserto.




Versículos relacionados com Jeremias, 7:

Jeremias 7 contém a palavra do Senhor dirigida aos habitantes de Judá que se reuniram no templo para adorar a Deus, mas que estavam pecando e se afastando de seus caminhos. O capítulo mostra que a adoração a Deus deve ser acompanhada de uma vida justa e devoção verdadeira, e não apenas uma prática religiosa vazia e hipócrita. Aqui estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em Jeremias 7:

Deuteronômio 12:5 - "Mas, ao invés disso, busquem o lugar que o Senhor, seu Deus, escolherá dentre todas as suas tribos para ali estabelecer o seu nome e aí habitar. É para lá que vocês devem ir," Este versículo enfatiza a importância de adorar a Deus no lugar que ele escolheu, e não em qualquer lugar que escolhemos por conta própria.

Mateus 7:21 - "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus." Este versículo destaca que a verdadeira adoração a Deus envolve obedecer a sua vontade e viver uma vida justa.

Salmo 50:14-15 - "Ofereçam a Deus sacrifícios de gratidão e cumpram os seus votos para com o Altíssimo. E invoquem-me no dia da angústia; eu os livrarei, e vocês me honrarão." Este salmo enfatiza que a verdadeira adoração a Deus inclui a gratidão e o cumprimento de promessas, além de confiar em Deus para a salvação.

Isaías 1:13-14 - "Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim! Lua Nova, sábados e convocações, não posso suportar o seu mal-estar. As suas festas da Lua Nova e as suas festas fixas, eu as odeio. Elas se tornaram um fardo para mim; estou cansado de carregá-lo." Este versículo mostra que a adoração a Deus sem arrependimento e mudança de vida é inútil e repugnante para ele.

2 Coríntios 6:16-18 - "Que acordo pode haver entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos o templo do Deus vivo. Como disse Deus: ‘Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo’. Portanto, saiam do meio deles e separem-se, diz o Senhor. Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei." Este versículo destaca a importância de sermos santos e nos separarmos do pecado para que Deus habite em nós.





Luvut: