Miquéias, 4

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Acontecerá que, nos últimos tempos, o monte da casa do Senhor será estabelecido A cabeça dos (outros) montes e se elevará sobre os outeiros. Os povos concorrerão a ele,

2 muitas nações ali afluirão, dizendo; vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacob, e ele nos ensinará os seus caminhos, e nós andaremos pelas suas veredas. Porque a doutrina sairá de Sião, e a palavra do Senhor de Jerusalém.

3 (O Senhor) será árbitro de numerosos povos e julgará poderosas nações, até aos lugares mais remotos; eles converterão as suas espadas em relhas de arados, e as suas lanças em fouces; um povo não tirará mais da espada contra outro, e não se aprenderá mais a pelejar.

4 Cada um repousará debaixo da sua parreira e debaixo da sua figueira, sem que ninguém o intimide, porque assim o disse, pela sua boca, o Senhor dos exércitos.

5 Ao passo que todos os povos andam, cada um em nome do seu deus, nós andamos em nome do Senhor nosso Deus, por todos os séculos dos séculos.

6 Naquele dia, diz o Senhor, congregarei as (ovelhas) que coxeiam (no meu serviço), recolherei as dispersas e as que eu tinha afligido;

7 salvarei os restos das que, coxeiam e formarei um povo possante das que estão longe. O Senhor reinará sobre eles no monte de Sião, desde então e para sempre.

8 E tu, torre do rebanho, monte da filha de Sião, virá até junto de ti o império de outrora, a realeza da filha de Jerusalém.

9 Por que soltas gritos, agora? Porventura não tens rei, ou pereceu o teu conselheiro, para que se haja apoderado de ti a dor, como da que está de parto?

10 Aflige-te e atormenta-te, filha de Sião, como uma mulher que está de parto, porque agora sairás da tua cidade e habitarás nos descampados; irás até Babilônia, (mas) lá serás livre; lá te resgatará o Senhor da mão dos teus inimigos.

11 Agora se congregaram contra ti muitos povos, os quais dizem: Seja profanada, e os nossos olhos vejam (a ruína de) Sião.

12 Porém eles não conhecem os pensamentos do Senhor, não entendem o seu desígnio, que é de os ajuntar como feixes na eira.

13 Levanta-te, filha de Sião Calca a palha, porque eu te darei uma haste (ou força) de ferro e cascos de bronze; esmagarás muitos povos, oferecerás ao Senhor o que eles roubaram e consagrarás ao Senhor de toda a terra as suas riquezas.




Versículos relacionados com Miquéias, 4:

Miquéias 4 é um capítulo que fala sobre a restauração de Israel e a chegada do Messias. Nele, o profeta descreve a glória que está por vir para o povo de Deus e a justiça que será estabelecida por meio de um líder vindouro. Os versículos a seguir estão relacionados com os temas abordados em Miquéias 4:

Isaías 2:2: "E acontecerá nos últimos dias que o monte da casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todas as nações." Este versículo fala sobre a restauração de Israel e o estabelecimento do templo do Senhor como centro de adoração e reverência para todas as nações.

Isaías 9:6: "Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre seus ombros; e ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz." Este versículo fala sobre a vinda do Messias, que governará com justiça e paz.

Jeremias 23:5: "Eis que virão dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo, e reinará como Rei e prosperará, e executará o juízo e a justiça na terra." Este versículo fala sobre a vinda do Messias, que será descendente de Davi e governará com justiça e retidão.

Isaías 11:1-2: "Sairá um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor." Este versículo fala sobre a vinda do Messias, que será ungido pelo Espírito do Senhor e terá sabedoria e entendimento para governar com justiça.

Zacarias 9:9: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre e montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta." Este versículo fala sobre a vinda do Messias como um rei justo, mas humilde, que cavalgará sobre um jumento.





Luvut: