Miquéias, 6

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Ouvi o que (me) diz o Senhor: Levanta-te (ó profeta), expõe o teu processo diante das montanhas, e ouçam as colinas a tua voz. (ver nota)

2 Ouvi, montanhas e sólidos fundamentos da terra, o processo do Senhor, porque o Senhor quer entrar em juízo com o seu povo, vai pleitear com Israel.

3 Povo meu, que é que te fiz, ou em que te fui molesto? Responde-me.

4 Tirei-te da terra do Egipto, livrei-te da casa da escravidão e enviei diante de ti Moisés, Aarão e Maria.

5 Povo meu, peço-te que te lembres do desígnio (contra ti) de Balac, rei de Moab, e do que lhe respondeu Balaão, filho de Beor, (em teu favor, obrigado por mim); (lembra-te de como te protegi) desde Setim até Gálgala, para reconheceres as mercês do Senhor.

6 Com que (ofertas) me apresentarei ao Senhor (responde o povo) e me prostrarei diante do Deus excelso? Oferecer-lhe porventura holocaustos, novilhos de um ano?

7 Porventura o Senhor receberá com agrado milhares de carneiros ou miriades de torrentes de azeite? Porventura sacrificar-lhe-ei pela minha maldade o meu filho primogênito, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma?

8 Já te foi mostrado, ó homem, (responde o profeta) o que te é bom, o que o Senhor requer de ti: que pratiques a justiça, que ames a bondade e que andes humildemente diante do teu Deus.

9 A voz do Senhor clama à cidade. É sabedoria (ó Deus) temer o teu nome. Ouve, tribo; ouve, assembleia da cidade!

10 Ainda estão na casa do ímpio tesouros de iniquidade e um efa desfalcado e maldito!

11 Porventura poderei eu aprovar a balança injusta e o saquitel de pesos enganosos?

12 Visto que os ricos desta (cidade) estão cheios de iniquidades, os seus habitantes proferem a mentira e a sua língua é enganadora na sua boca,

13 por isso vou começar a ferir-te, a devastar-te, por causa dos teus pecados.

14 Comerás e não te fartarás; a fome reinará no meio de ti; procurarás resguardar (os teus bens) mas não os salvarás, e os que salvares, eu os entregarei ao fio da espada.

15 Semearás e não segarás; espremerás a azeitona e não terás azeite com que te ungir; (pisarás) os cachos e não lhes beberás o vinho.

16 Observaste os preceitos (idolátricos) de Amri e todas as práticas da casa de Acab, seguiste os seus (maus) conselhos, para que eu te entregue á devastação, e os teus moradores (ó Jerusalém) ao escárnio, e a fim de que suporteis o opróbrio do meu povo.




Versículos relacionados com Miquéias, 6:

Miquéias 6 trata do julgamento de Deus sobre a nação de Israel por sua infidelidade e injustiça. Deus chama Israel para prestar contas por sua desobediência e oferece um caminho para a reconciliação através do arrependimento e do retorno à obediência. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Miquéias 6:

Salmos 50:6 - "Os céus proclamam a sua justiça, pois Deus é o juiz." Este versículo fala sobre Deus como o juiz justo, que trará justiça e julgamento sobre a terra, incluindo Israel.

Isaías 1:18 - "Venham, vamos refletir juntos, diz o Senhor: ainda que os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, se tornarão brancos como a neve." Este versículo destaca a oferta de Deus de perdão e reconciliação para aqueles que se arrependem de seus pecados e voltam para Ele.

Jeremias 22:3 - "Assim diz o Senhor: Pratiquem o direito e a justiça, e livrem o oprimido da mão do opressor." Este versículo reforça a ênfase de Deus na justiça e no cuidado com os menos favorecidos, algo que Israel falhou em cumprir.

Oséias 6:6 - "Pois eu quero amor leal, e não sacrifícios; conhecimento de Deus, em vez de holocaustos." Este versículo destaca a importância do coração e da motivação por trás das ações, em vez de apenas seguir rituais e tradições religiosas vazias.

Amós 5:24 - "Corra a justiça como um rio, a retidão como um ribeiro perene!" Este versículo retrata a justiça e a retidão como algo contínuo e fluindo, algo que Deus espera de Seu povo.





Luvut: