Salmos, 91

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Salmo. Cântico. Para o dia de sábado.

2 Bom é louvar o Senhor, cantar salmos ao teu nome, ó Altíssimo:

3 anunciar pela manhã a tua misericórdia, e a tua fidelidade durante a noite.

4 com o saltério de dez cordas e a lira, com cântico ao som da cítara.

5 Em realidade me alegras, Senhor, com as tuas obras, eu exulto com as obras das tuas mãos.

6 Quão magníficas são, Senhor, as tuas obras! Quão profundos são os teus pensamentos!

7 O homem insensato não conhece, e o néscio não compreende estas coisas.

8 Embora os ímpios floresçam como a erva, e brilhem todos os que fazem o mal, estão destinados a eterno extermínio;

9 ao contrário, tu, Senhor, és eternamente excelso.

10 Pois eis que os teus inimigos, Senhor, eis que os teus inimigos perecerão: serão dispersados todos os que praticam o mal.

11 Exaltaste a minha força como a de um búfalo; ungiste-me com azeite puríssimo.

12 E os meus olhos olharam com desprezo para os meus inimigos, e os meus ouvidos ouviram alegres novas, acerca dos malignos que se levantam contra mim.

13 O justo florescerá como a palma, como o cedro do Líbano crescerá.

14 Plantados (os justos) na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. (ver nota)

15 Darão frutos mesmo na velhice, estarão cheios de selva e de vigor,

16 para anunciar quão recto é o Senhor, minha Rocha, e que não há nele iniquidade.




Versículos relacionados com Salmos, 91:

O Salmo 91 é conhecido como um salmo de proteção e segurança, onde o salmista declara sua confiança em Deus como refúgio e fortaleza. Ele menciona a proteção divina contra doenças, desastres naturais, perigos noturnos e ataques de inimigos. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados neste salmo:

Salmos 121:7-8: "O Senhor te guardará de todo mal; ele guardará a tua vida. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre." Este versículo ressalta a proteção divina constante em todos os momentos da vida.

Provérbios 18:10: "O nome do Senhor é torre forte; o justo foge para ela e está seguro." Este versículo destaca o nome de Deus como uma fonte de segurança e proteção.

Mateus 4:6-7: "Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus." Este trecho bíblico mostra a tentação de Satanás a Jesus para testar sua confiança em Deus e sua resistência à tentação.

2 Timóteo 4:18: "E o Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele seja glória para todo o sempre. Amém!" Este versículo enfatiza a proteção divina contra as obras malignas e a promessa da vida eterna no reino celestial.

Hebreus 13:5-6: "Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?" Este versículo destaca a confiança em Deus como fonte de segurança e a necessidade de evitar a ganância e o amor ao dinheiro.





Luvut: