Ezequiel, 25

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Foi-me dirigida a palavra do Senhor, nestes termos;

2 Filho de homem, volta o teu rosto contra os filhos de Amon e profetiza contra eles.

3 Dirás aos filhos de, Amon: Ouvi a palavra do ;Senhor Deus: Isto diz o Senhor Deus: Porque disseste: É bem feito, é bem feito! sobre o meu santuário, por ter sido profanado, e sobre a terra de Israel, porque foi desolada, e sobre a casa de Judá, porque foi levada para o cativeiro,

4 por isso eu te entregarei como herança aos filhos do oriente, que estabelecerão em ti os seus acampamentos e levantarão as suas tendas, comerão os teus frutos e beberão o teu leite.

5 Reduzirei Rabat a pastagem de camelos, e (o país) dos filhos de Amon a redil de ovelhas. Assim sabereis que eu sou o Senhor.

6 Isto diz o Senhor Deus; Porque bateste palmas e saltaste de gozo, porque sentiste uma alegria desdenhosa pela (infelicidade da) terra de Israel,

7 eis que vou estender sobre ti a minha mão, entregar-te ao saque das gentes, apagar-te do número dos povos, exterminar-te de entre as terras, aniquilar-te. Assim saberás que eu sou o Senhor.

8 Isto diz O Senhor Deus; Porque Moab e Seir disseram: A casa de Judá é como todas as outras nações (nenhum privilégio tem)

9 por isso eis que vou abrir o flanco de Moab, tirando-lhe as cidades, todas as suas cidades, desde as fronteiras, as mais formosas do pais, Betiesimot, Beelmeon e Cariataim.

10 Darei a posse disso, assim como da terra dos Amonitas, aos filhos do oriente, a fim de que não haja mais memória dos filhos de Amon entre as nações.

11 Sobre Moab exercerei assim os meus juízos, e eles saberão que eu sou o Senhor.

12 Isto diz o Senhor Deus: Porque a Idumeia exerceu vingança contra a casa de Judá, e pecou (por isso) por se vingar,

13 por tal motivo, assim fala o Senhor Deus: Estenderei a minha mão contra a Idumeia, tirar-lhe-ei os homens e os animais, e farei dela um deserto; desde Temau até Dedan cairão mortos à espada.

14 Exercerei a minha vingança sobre a Idumeia, pela mão do meu povo de Israel, que tratará Edom segundo a minha ira e o meu furor, e (os Idumeus) reconhecerão a minha vingança, diz o Senhor Deus.

15 Assim fala o Senhor Deus: Porque os Filisteus se entregaram à vingança, se vingaram com profundo desprezo, matando com o (seu) ódio eterno,

16 por esse motivo, isto diz o Senhor Deus: Vou estender a minha mão contra os Filisteus, matarei os Cretenses e exterminarei o que resta na costa do mar. (ver nota)

17 Tomarei deles terríveis vinganças, castigando-os furiosamente. Saberão que sou o Senhor, quando tiver exercido a minha vingança sobre eles.




Versículos relacionados com Ezequiel, 25:

Ezequiel 25 é um capítulo que contém uma série de profecias de julgamento contra nações vizinhas de Israel. Os versículos descrevem a punição que essas nações sofreriam por causa de suas más ações e falta de respeito por Deus e por Israel. Para fornecer cinco versículos relacionados com os temas abordados em Ezequiel 25, selecionei versículos que falam sobre o julgamento divino e a justiça de Deus.

Isaías 2:12: "Porque o dia do Senhor dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido." Este versículo fala sobre o julgamento de Deus contra aqueles que se exaltam e se acham superiores aos outros. No capítulo 25 de Ezequiel, as nações vizinhas de Israel são punidas por causa de sua arrogância e desrespeito por Deus.

Jó 34:12: "Certamente Deus não comete injustiça, nem o Todo-Poderoso perverte o direito." Este versículo fala sobre a justiça de Deus e como ele não comete injustiça. No capítulo 25 de Ezequiel, as nações são punidas por causa de suas más ações e falta de respeito por Deus, mostrando a justiça divina.

Salmos 94:2: "Levantai-vos, ó Juiz da terra; dai a paga aos soberbos." Neste versículo, o salmista clama pela justiça divina contra os soberbos. No capítulo 25 de Ezequiel, as nações são punidas por causa de sua arrogância e desrespeito por Deus, mostrando como Deus dá a paga aos soberbos.

Provérbios 21:15: "Fazer justiça é alegria para o justo, mas espanto para os que praticam a iniquidade." Este versículo fala sobre a alegria da justiça para aqueles que fazem o que é certo e a punição para aqueles que fazem o mal. No capítulo 25 de Ezequiel, as nações são punidas por causa de suas más ações, mostrando como a justiça pode trazer espanto para os iníquos.

Amós 1:3: "Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Damasco, e por quatro, não retirarei o castigo, porque trilharam a Gileade com trilhos de ferro." Neste versículo, Deus fala sobre o julgamento de Damasco por causa de suas transgressões. No capítulo 25 de Ezequiel, as nações vizinhas de Israel são punidas por causa de suas más ações, mostrando como Deus não tolera a transgressão e o desrespeito.





Chapitres: