II Coríntios, 3

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Começamos de novo a recomendar-nos a nós mesmos? Ou temos porventura necessidade, como alguns, de cartas de recomendação para vós ou de vós ?

2 A nossa carta sois vós, escrita em nossos corações, que é reconhecida e lida por todos os homens, (ver nota)

3 sendo manifesto que vós sois a carta de Cristo, escrita pelo nosso ministério, não com tinta, mas com o espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra (como a antiga lei), mas em tábuas de carne, sobre os vossos corações.

4 E temos esta confiança em Deus, por Cristo.

5 Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa (sobrenaturalmente boa), como vinda de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus,

6 o qual também nos fez idôneos ministros da nova Aliança, não pela letra (da lei), mas pelo Espírito, porque a letra mata, mas o Espírito vivifica.

7 Ora, se o ministério da morte, gravado com letras sobre pedras, foi acompanhado de tal glória que os filhos de Israel não podiam olhar para o rosto de Moisés, por causa do esplendor, aliás transitório, do seu semblante,

8 quanto mais brilhante não será o ministério do Espírito?

9 De facto, se o ministério (da lei antiga, não obstante ser ocasião) de condenação, foi glorioso, de muito maior glória é o ministério da justiça.

10 Com efeito, o que resplandeceu nesta parte, não foi glorioso, em comparação da glória sublime (reservada aos ministros da nova lei), (ver nota)

11 pois, se o que é passageiro, é glorioso, muito mais glorioso será o que é permanente.

12 Tendo, pois, uma tal esperança, procedemos com grande firmeza,

13 e não como Moisés, o qual punha um véu sobre o seu rosto, para que os filhos de Israel não vissem o fim do que devia desaparecer.

14 Mas o seu espírito endurece-se, porque até ao dia de hoje permanece, quando fazem a leitura do Antigo Testamento, o mesmo véu, sem se levantar, porque é por Cristo que ele se tira.

15 Mas, ainda hoje, quando lêem Moisés, um véu está posto, sobre o seu coração.

16 Todavia, quando (Israel) se converter ao Senhor, será tirado o véu.

17 Ora o Senhor é o Espírito, e, onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade.

18 Todos nós, pois, vendo de cara descoberta como num espelho a glória do Senhor, somos transformados na mesma imagem, de glória em glória, pela ação do Senhor que é Espírito.




Versículos relacionados com II Coríntios, 3:

Em 2 Coríntios 3, Paulo fala sobre a superioridade do ministério do Novo Testamento em relação ao ministério do Antigo Testamento, enfatizando a superioridade da mensagem do evangelho de Cristo sobre a Lei de Moisés. Ele também destaca a natureza transformadora da mensagem de Cristo, que traz liberdade e vida em contraste com a "lei da morte" que a Lei de Moisés representava.

Romanos 7:6 - "Mas agora, por morrermos para aquilo a que estávamos sujeitos, fomos libertados da lei, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." Este versículo fala da libertação da Lei de Moisés que o evangelho traz, em contraste com o legalismo que caracterizava o judaísmo.

Gálatas 3:24-25 - "De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio." Paulo usa essa metáfora da "lei como aio" para explicar como a Lei de Moisés levou as pessoas a Cristo, mas que agora, com a fé em Cristo, a Lei não é mais necessária.

1 Pedro 1:23 - "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre." Pedro destaca a natureza transformadora da Palavra de Deus, que traz vida e renovação.

2 Coríntios 5:17 - "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." Paulo enfatiza a transformação radical que ocorre na vida de alguém quando ele é reconciliado com Deus por meio de Cristo.

Hebreus 8:13 - "Dizendo novo testamento, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar." Este versículo enfatiza a superioridade do novo pacto em Cristo em relação ao Antigo Testamento, que estava ficando obsoleto.





Chapitres: