Isaías, 62

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Por amor de Sião eu não me calarei, e por amor de Jerusalém não descansarei, até que brilhe a sua justiça como a aurora, e resplandeça a sua salvação como um facho.

2 As nações (ó Jerusalém) verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; chamar-te-ão por um nome novo, que o Senhor designará pela sua (própria) boca.

3 Serás uma coroa de glória na mão do Senhor, um diadema real na mão do teu Deus.

4 Não serás chamada dali em diante a Desamparada, e a tua terra não será mais chamada a Deserta, mas serás chamada Querida minha, e a tua terra a Desposada, porque o Senhor achará agrado em ti e a tua terra terá esposo.

5 Assim como o jovem desposa a donzela, assim o teu construtor te desposará; e, assim como a esposa é a alegria do esposo assim tu serás a alegria do teu Deus.

6 Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que se não calarão jamais, nem de dia nem de noite. Vós, os que despertais a memória do Senhor, não repouseis

7 e não o deixeis descansar, (pedi-lhe) até que restabeleça Jerusalém e a faça glória da terra.

8 O Senhor jurou pela sua dextra, e pelo seu braço forte, (dizendo): Eu não darei mais o teu trigo por comida aos teus inimigos, nem os filhos alheios beberão o teu vinho, fruto do teu trabalho;

9 mas os que recolherem o trigo o comerão, louvando o Senhor, e os que fizerem a vindima beberão o vinho nos átrios do meu santuário.

10 Passai, passai pelas portas, preparai a estrada ao povo! Abri, abri o caminho, tirai-lhe as pedras, e arvorai o estandarte para chamar os povos.

11 Eis o que o Senhor proclamou até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis aí vem o teu Salvador; eis que a sua recompensa vem com ele, e as suas atribuições o precedem.

12 Então (os teus filhos) serão chamados povo santo, resgatados do Senhor; tu serás chamada a Desejada (de todos), a cidade não desamparada.




Versículos relacionados com Isaías, 62:

Isaías 62 é um capítulo que fala sobre a restauração de Jerusalém e a glória de Sião. O profeta Isaías exorta o povo a não se calar e a clamar por justiça, prometendo que Deus restaurará a cidade e trará salvação. Além disso, ele fala sobre a importância da aliança de Deus com Israel e a bênção que isso traz. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Isaías 62:

Salmos 122:6: "Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam." Este versículo é um exemplo de como o povo de Deus é chamado a orar pela paz e prosperidade de Jerusalém, que é uma cidade muito importante para a fé judaica e cristã.

Gálatas 4:26: "Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós." Aqui, Paulo fala sobre a Jerusalém celestial, que é livre e representa a salvação que Deus oferece a todos os seus filhos.

Salmo 87:2-3: "O Senhor ama as portas de Sião mais do que todas as habitações de Jacó. Gloriosas coisas se dizem de ti, ó cidade de Deus." Este salmo exalta a cidade de Sião, que é amada por Deus e é um símbolo da presença divina.

Hebreus 12:22: "Mas tendes chegado ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos." Este versículo fala sobre a Jerusalém celestial, que é a cidade do Deus vivo e representa a salvação que os cristãos têm em Jesus.

Zacarias 8:3: "Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do Senhor dos Exércitos, o monte santo." Este versículo fala sobre a restauração de Jerusalém e a promessa de que Deus habitará no meio da cidade.





Chapitres: