Jó, 11

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Então respondendo Sofar de Naama, disse: (ver nota)

2 Porventura o que fala muito, não terá também de ouvir? Ou bastará a um homem ser grande falador para se justificar? A tua tagarelice calará os homens?

3 Depois de zombares dos outros, ninguém te há-de confundir?

4 Tu disseste (a Deus): "O que penso é verdadeiro, e eu estou limpo na tua presença."

5 Oxalá que Deus falasse contigo, e abrisse contigo os teus lábios,

6 para te descobrir os segredos da sua sabedoria, e a multiplicidade da sua lei, com o que conhecerias que te castigue muito menos do que merece a tua maldade.

7 Porventura alcançarás os caminhos de Deus, e conhecerás perfeitamente o Omnipotente?

8 Ele é mais alto do que o céu; que farás tu? Mais profundo do que o inferno; como conhecerás ?

9 A sua medida é mais comprida que a terra, e mais larga que o mar.

10 Se ele acontecer, aprisionar e citar em juízo (o culpado), quem poderá impedi-lo?

11 Porque ele conhece os perversos, vê a iniquidade, sem que ela dê conta.

12 A' vista disto, mesmo um néscio entenderia, e um jumento andaria na razão.

13 Se voltares o teu coração para Deus, se ergueres a ele os teus braços,

14 Se lançares fora de ti a iniquidade, que está em tuas mãos, Se a injustiça não tiver aceitação na tua casa,

15 então poderás levantar o teu rosto sem mácula, serás estável (na virtude) e não temerás.

16 Então te esquecerás dos teus sofrimentos, lembrar-te-ás deles como de águas que passaram.

17 E se levantará para ti o futuro, brilhante como o meio-dia, as trevas se mudarão em aurora.

18 Terás confiança pela esperança (da vida eterna), que te será proposta, e, deitado, dormirás tranquilo.

19 Repousarás, e não haverá quem te amedronte, e muitos suplicarão a tua face.

20 Mas os olhos dos impios se consumirão; não lhes ficará refúgio (que os livre do castigo merecido), e a sua esperança será o último suspiro.




Versículos relacionados com Jó, 11:

Em Jó 11, Zofar, um dos amigos de Jó, expressa sua opinião sobre a situação do seu amigo e oferece conselhos sobre como ele deveria agir. Zofar sugere que Jó está sofrendo porque merece, e que a solução para os seus problemas é arrepender-se e buscar a Deus. Os versículos relacionados aos temas abordados em Jó 11 são:

Jó 4:7 - "Lembra-te agora: quem jamais pereceu, sendo inocente? Ou onde foram destruídos os retos?" Zofar sugere que o sofrimento de Jó é um castigo merecido, e que ele deve ter cometido algum pecado para estar passando por isso. Este versículo fala sobre a ideia de que as pessoas só sofrem se merecerem, o que é uma crença comum na época de Jó.

Provérbios 3:11-12 - "Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, nem te desanimes quando por ele fores repreendido; porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem." Zofar acredita que o sofrimento de Jó é um castigo de Deus, mas esse versículo mostra que a correção divina não é necessariamente um castigo, mas um ato de amor e cuidado.

Jó 9:20 - "Ainda que eu fosse justo, a minha própria boca me condenaria; ainda que eu fosse íntegro, ele me provaria perverso." Zofar sugere que Jó deve se arrepender e buscar a Deus para acabar com o seu sofrimento, mas este versículo fala sobre a dificuldade de alguém que é inocente em defender-se de acusações.

Salmos 34:19 - "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas." Zofar acredita que Jó só está sofrendo porque merece, mas este versículo mostra que o sofrimento pode acontecer mesmo com pessoas justas, e que Deus é capaz de livrar o justo de todas as suas aflições.

Isaías 40:31 - "Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão." Zofar sugere que a solução para o sofrimento de Jó é arrepender-se e buscar a Deus, e este versículo fala sobre a importância da esperança e da confiança em Deus para enfrentar os desafios da vida.





Chapitres: