Tobias, 9

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Então Tobias chamou a si o anjo, que ele julgava ser homem, e disse-lhe: Irmão Azarias, peço-te que ouças as minhas palavras.

2 Ainda que eu me entregasse a ti por escravo, não poderia corresponder dignamente aos teus cuidados.

3 Suplico-te, não obstante, que tomes contigo cavalgaduras e servos, e vás ter com Gabelo, a Ragés, cidade dos Medos. Entrega-Ihe o seu recibo, recebe dele o dinheiro e roga-lhe que venha à minha boda.

4 Tu bem sabes que meu pai conta os dias: se eu tardar um dia mais, a sua alma se contristará.

5 Tu vês também como Raguel instou comigo, e que não posso desprezar as suas instâncias tão fortes.

6 Então Rafael, tomando quatro criados de Raguel e dois camelos, foi à cidade de Ragés, na Média. Encontrando Gabelo, entregou-lhe o seu recibo, e recebeu dele todo o dinheiro.

7 Contou-lhe tudo o que tinha sucedido a Tobias, filho de Tobias, e fê-lo ir consigo à boda.

8 Tendo Gabelo entrado em casa de Raguel, encontrou Tobias à mesa. Levantando-se este, beijaram-se mutuamente; Gabelo chorou e louvou a Deus,

9 dizendo: O Deus de Israel te abençoe, porque és filho dum homem óptimo, justo, temente a Deus e esmoler;

10 estenda-se também a bênção a tua mulher e a vossos pais;

11 possais ver os vossos filhos e os filhos de vossos filhos, até à terceira e quarta geração! Seja a vossa descendência bendita do Deus de Israel, que reina pelos séculos dos séculos.

12 Tendo todos respondido: Amen — puseram-se à mesa. Foi também com o temor do Senhor que celebraram o banquete nupcial.




Versículos relacionados com Tobias, 9:

O capítulo 9 do livro de Tobias narra a oração de Tobias após seu retorno à casa de seu pai em segurança, acompanhado de sua esposa e da fortuna que havia recuperado. Ele louva a Deus e pede a Sua misericórdia e proteção contínua para si e sua família. Os versículos relacionados com os temas abordados em Tobias 9 são:

Salmos 86:5: "Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam." Tobias faz referência à bondade e misericórdia de Deus, pedindo para que Ele seja igualmente generoso com ele e sua família.

Salmos 18:1-2: "Eu te amarei, ó Senhor, fortaleza minha. O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio." Tobias louva a Deus como sua fortaleza e libertador, reconhecendo que Ele é a fonte de sua proteção e salvação.

Provérbios 3:5-6: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Tobias demonstra sua confiança em Deus e sua disposição de depender Dele em todos os aspectos de sua vida.

Isaías 41:10: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." Tobias encontra conforto na promessa de Deus de estar com ele e ajudá-lo, fortalecê-lo e sustentá-lo.

1 João 5:14: "E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve." Tobias confia que suas orações serão ouvidas por Deus e que Ele responderá de acordo com a Sua vontade.





Chapitres: