Hebreus, 6

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Contudo, deixando de discorrer sobre os primeiros rudimentos acerca de Cristo, elevemo-nos a coisas mais perfeitas, sem voltar de novo aos pontos fundamentais do arrependimento das obras mortas e da fé em Deus, (ver nota)

2 da doutrina sobre os batismos e da imposição das mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.

3 E isto faremos, se Deus o permitir.

4 É impossível que os que foram uma vez iluminados, que tomaram o gosto ao dom celestial e foram feitos participantes do Espírito Santo, (ver nota)

5 que gostaram a boa palavra de Deus e as maravilhas do mundo futuro,

6 e que depois disto caíram (é impossível que eles) tornem a ser renovados pela penitência, pois crucificam de novo o Filho de Deus, em si mesmos, e o expõem à ignomínia.

7 De facto, a terra que absorve a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva proveitosa a quem a cultiva, recebe a bênção de Deus.

8 Porém se ela produz espinhos e abrolhos, é reprovada e está perto de maldição, o seu fim é a queima.

9 Porém de vós, ó caríssimos, esperamos melhores coisas e mais vizinhas da salvação, embora assim falemos.

10 Deus não é injusto, para que se esqueça da vossa obra e da caridade que mostrastes em seu nome, vós que servistes aos santos e ainda os servis.

11 Desejamos, porém, que cada um de vós mostre o mesmo zelo até ao fim, para tornar completa a vossa esperança (conseguindo a salvação eterna),

12 de modo que não vos torneis tíbios, mas imiteis aqueles que, mediante a fé e a perseverança, são herdeiros das promessas.

13 Quando Deus fez a promessa a Abraão, não tendo ninguém maior por quem jurar, jurou por si mesmo,

14 dizendo: Fica certo de que eu te abençoarei abundantemente e abundantemente te multiplicarei (Gn. 22, 16-17).

15 E assim Abraão, esperando pacientemente, obteve o cumprimento da promessa.

16 Com efeito, os homens juram pelo que há de maior que eles, e o juramento, servindo de garantia, termina todas as contendas.

17 Pelo que, querendo Deus mostrar com mais evidência aos herdeiros da promessa a imutabilidade da sua resolução, interpôs o juramento,

18 para que, por estas duas coisas inabaláveis (promessa e juramento), nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos uma poderosíssima consolação, nós, que pusemos o nosso refúgio na firme adesão à esperança proposta,

19 a qual temos como uma âncora segura e firme da alma, e que penetra até além do véu, no interior do santuário (celeste)

20 em que Jesus, nosso precursor, entrou por nós, na qualidade de pontífice eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.




Versículos relacionados com Hebreus, 6:

O capítulo 6 de Hebreus discute a importância da perseverança na fé e alerta sobre os perigos da apostasia. É dito que aqueles que foram iluminados, que experimentaram a boa palavra de Deus e os poderes da era futura, mas depois caíram, não podem ser trazidos de volta ao arrependimento, uma vez que crucificam novamente o Filho de Deus. Abaixo estão cinco versículos relacionados a este tema, em ordem de proximidade com os temas do capítulo:

Hebreus 3:14: "Pois nos tornamos participantes de Cristo, desde que, de fato, guardemos firme, até o fim, a confiança que tivemos no princípio." Este versículo fala sobre a importância de manter a fé e a confiança em Cristo até o fim.

Mateus 24:13: "Mas aquele que perseverar até o fim será salvo." Este versículo enfatiza a importância da perseverança na fé, mesmo durante tempos difíceis e perigosos.

Colossenses 1:22-23: "Contudo, agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele como pessoas santas, inculpáveis e livres de qualquer acusação, desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho que ouviram." Este versículo destaca a importância de permanecer firmes na fé e não se afastar da esperança do evangelho.

1 João 2:24-25: "Portanto, aquilo que vocês ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se aquilo que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna." Este versículo enfatiza a importância de manter a fé e a mensagem que foi ensinada desde o princípio, a fim de permanecer em Cristo e no Pai.

Filipenses 3:12-14: "Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." Este versículo fala sobre a necessidade de continuar perseguindo a maturidade espiritual e o objetivo de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.





Poglavlja: