Hebreus, 7

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote de Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão, quando ele voltava de destroçar os (quatro) reis, e o abençoou;

2 a ele deu Abraão o dízimo de todos os despojos; (o seu nome) primeiramente se interpreta rei de justiça, e depois rei de Salém, que quer dizer rei de paz;

3 (aparecendo) sem pai nem mãe, sem genealogia, sem princípio de dias, sem fim de vida, tornado assim semelhante ao Filho do Deus, (Melquisedeque) permanece sacerdote para sempre. (ver nota)

4 Ora considerai quão grande devia ser ele, a quem até o patriarca Abraão deu dízimos das melhores coisas.

5 Certamente os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio, têm ordem, segundo a lei, de recolher os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que eles tenham saído também do sangue de Abraão,

6 Mas este (Melquisedeque), cuja linhagem não é contada entre eles, recebeu os dízimos de Abraão e abençoou-o a ele, que tinha as promessas (de Deus).

7 Ora, sem dúvida alguma, o inferior é que recebe a bênção do superior.

8 E aqui (no sacerdócio levítico) evidentemente são homens mortais que recebem os dízimos; mas ali (em Melquisedeque) recebe-os um homem de quem se afirma (na Escritura) que vive (não se falando da sua morte).

9 E Levi, que recebe dízimos, ele mesmo, por assim dizer, os pagou (a Melquisedeque) na pessoa de Abraão;

10 porque, ainda ele estava em gérmen, no seu antepassado, quando Melquisedeque saiu ao encontro deste.

11 Portanto, se a perfeição tivesse podido ser realizada pelo sacerdócio levítico (porque, sob este, é que o povo recebeu a lei), que necessidade havia de que surgisse depois outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e não segundo a ordem de Aarão?

12 Pois, mudado o sacerdócio, é necessário que mude também a lei.

13 Ora (Cristo), aquele de quem isto se diz, pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,

14 porque é notório que Nosso Senhor nasceu na tribo de Judá, tribo à qual Moisés nunca atribuiu o sacerdócio.

15 E isto ainda é mais manifesto, se se levanta outro sacerdote à semelhança de Melquisedeque,

16 o qual não foi feito (sacerdote) segundo a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder de uma vida imperecível. (ver nota)

17 Com efeito, (Deus) declara: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

18 Assim é abolido o mandamento precedente (relativo ao sacerdócio levítico), por causa da sua fraqueza e inutilidade;

19 de facto, a lei nenhuma coisa levou à perfeição, mas foi introdutora de melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus.

20 E, como isto não foi feito sem juramento, porque, enquanto os outros foram feitos sacerdotes sem juramento, (ver nota)

21 este foi-o com juramento (feito) por aquele que lhe disse: O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote eternamente (ver nota)

22 Jesus tornou-se por isso mesmo o fiador de uma aliança melhor.

23 Demais, entre aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque a morte não lhes permitia durar (sempre)

24 mas este, porque permanece para sempre, tem um sacerdócio que não passa.

25 Por isso pode salvar perpetuamente os que por ele mesmo se aproximam de Deus, vivendo sempre para interceder em seu favor.

26 Porque convinha que tivéssemos um tal pontífice, santo, inocente, imaculado, segregado dos pecadores e elevado acima dos céus. (ver nota)

27 que não tem necessidade, com os (outros) sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiramente pelos seus pecados, depois pelos do povo; fez isto, uma só vez por todas, oferecendo-se a si mesmo.

28 Porquanto a lei constituiu sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que é posterior à lei, constitui (pontífice) o Filho (de Deus, que é) perfeito eternamente.




Versículos relacionados com Hebreus, 7:

Hebreus 7 trata principalmente do sacerdócio de Melquisedeque e como ele se relaciona com o sacerdócio de Jesus. O capítulo destaca a superioridade do sacerdócio de Jesus em relação ao sacerdócio levítico, bem como a importância de sua morte e ressurreição para a salvação dos pecados. Aqui estão cinco versículos que se relacionam com os temas abordados em Hebreus 7, em ordem de proximidade com o capítulo:

Salmos 110:4: "O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque." Este versículo é citado várias vezes em Hebreus 7 para enfatizar a superioridade do sacerdócio de Melquisedeque sobre o sacerdócio levítico.

Hebreus 5:6: "Como também diz em outro lugar: Tu és sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque." Aqui, o autor de Hebreus cita novamente o Salmo 110:4 para apoiar seu argumento de que Jesus é o sumo sacerdote perfeito, segundo a ordem de Melquisedeque.

Hebreus 2:17: "Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo." Este versículo destaca a importância da humanidade de Jesus para sua função como sumo sacerdote.

Hebreus 9:15: "E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna." Aqui, o autor de Hebreus enfatiza a importância da morte de Jesus para a remissão dos pecados e a inauguração de um novo pacto.

Hebreus 10:10: "Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez." Este versículo destaca a importância da morte de Jesus como uma oferta única e suficiente para a santificação dos crentes.





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