II Tessalonicenses, 3

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Quanto ao mais, irmãos, orai por nós para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como é entre vós,

2 e para que sejamos livres dos homens importunos e maus, porque a fé não é de todos (porque nem todos querem ouvir ou pôr em prática o Evangelho). (ver nota)

3 Mas Deus é fiel: ele vos confirmará e guardará do (espírito) maligno.

4 Confiamos no Senhor, quanto a vós, que fazeis e continuareis a fazer o que vos mandamos.

5 O Senhor, pois, dirija os vossos corações no amor de Deus e na paciência de Cristo.

6 Nós vos ordenamos, irmãos, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que viver na preguiça, e não segundo a doutrina que foi recebida de nós.

7 Em realidade, vós mesmos sabeis como deveis imitar-nos, pois que não vivemos preguiçosos entre vós,

8 nem comemos de graça o pão de ninguém, mas com trabalho e fadiga, trabalhando de noite e de dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.

9 Não porque não tivéssemos direito a isso, mas para vos dar em nós mesmos um modelo a imitar,

10 Desta sorte, quando ainda estávamos convosco, vos declarávamos que, se alguém não quer trabalhar, também não coma.

11 Ouvimos dizer que alguns entre vós são preguiçosos, nada fazendo, mas ocupando-se em coisas vãs;

12 a estes, pois, que assim procedem, ordenamos e rogamos no Senhor Jesus Cristo que, trabalhando pacificamente, comam o pão assim ganhado.

13 E vós, irmãos, não vos canseis nunca de fazer bem.

14 Se algum não obedece ao que ordenamos pela nossa carta, notai-o e não tenhais comércio com ele, a fim de que se envergonhe;

15 não o considereis todavia como um inimigo, mas adverti-o (caridosamente) como irmão.

16 O mesmo Senhor de paz vos dê a paz, sempre e por todas as formas. O Senhor seja com todos vós.

17 A saudação é de minha própria mão, de mim Paulo. É esta a minha assinatura em todas as minhas cartas. É assim que eu escrevo.

18 A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós.




Versículos relacionados com II Tessalonicenses, 3:

Em 2 Tessalonicenses 3, Paulo aborda a questão da ociosidade e da falta de disciplina entre os membros da igreja. Ele enfatiza a importância do trabalho e da contribuição para a comunidade de fé, e adverte contra aqueles que se recusam a trabalhar e vivem de maneira desordenada. Os versículos selecionados abaixo são relacionados com os temas abordados neste capítulo:

Provérbios 14:23: "Em todo trabalho há proveito, mas meras palavras só levam à pobreza." Esse versículo destaca a importância do trabalho e da produtividade, e como a preguiça e a inatividade podem levar à falta.

Colossenses 3:23-24: "E tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo." Esse versículo reforça a ideia de que o trabalho é uma forma de servir a Deus e deve ser feito com dedicação e excelência.

Provérbios 10:4: "Mão diligente governa, mas a mão preguiçosa acaba escravizada." Esse versículo destaca que a preguiça pode levar à dependência e à escravidão, enquanto o trabalho diligente pode levar à autonomia e à independência.

Efésios 4:28: "Quem furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade." Esse versículo incentiva o trabalho honesto e a generosidade com os necessitados.

1 Tessalonicenses 4:11-12: "Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidando dos seus próprios negócios e trabalhando com as mãos, como nós os instruímos, a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém." Esse versículo reforça a ideia da importância do trabalho, da disciplina e da independência, e como isso pode impactar a testemunha da comunidade cristã diante do mundo.





Poglavlja: