Salmos, 39

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Ao mestre do coro. De Davide. Salmo.

2 Esperei, esperei no Senhor, e ele inclinou-se para mim e ouviu o meu clamor.

3 Tirou-me da fossa da perdição, do pântano lodoso, e assentou os meus pés sobre a pedra, deu firmeza aos meus passos.

4 E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus. Muitos verão e temerão, e esperarão no Senhor,

5 Bem-aventurado o homem que pôs a sua esperança no Senhor e não anda após os que adoram ídolos e se desviam para a mentira.

6 Senhor, Deus meu, tens feito muitas obras maravilhosas, e não há quem te seja semelhante nos teus desígnios para connosco.

7 Não quiseste sacrifício nem oferenda, mas abriste-me os ouvidos. (Também) não pediste holocausto e vítima pelo pecado:

8 então eu disse: "Eis ,que venho; no rolo do livro está escrito de mim:

9 em fazer a tua vontade, ó meu Deus, me deleito, e a tua lei está no íntimo do meu coração.

10 Anunciei a (tua) justiça na grande assembleia; não contive os meus lábios; Senhor, tu o sabes,

11 Não escondi a tua justiça no meu coração: publiquei a tua fidelidade e o teu socorro. Não ocultei a tua graça e a tua fidelidade à grande assembleia.

12 Tu, Senhor, não afastes de mim as tuas misericórdias; a tua graça e a tua fidelidade sempre me amparem.

13 Porquanto me cercaram males sem conta, tornaram-me as minhas culpas, e já não pude ver. São mais do que os cabelos da minha cabeça, e o meu ânimo desfaleceu.

14 Seja do teu agrado, Senhor, o livrar-me; Senhor, apressa-te em me socorrer.

15 Sejam confundidos e envergonhados todos aqueles que procuram a minha vida, para a arrebatarem. Retrocedam e sejam cobertos de opróbrio, os que se comprazem com os meus males.

16 Fiquem atônitos, cheios de vergonha, aqueles que me dizem: "Bem! bem!"

17 Regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam, e os que desejem o teu auxílio digam sempre: "Seja glorificado o Senhor."

18 Quanto a mim sou desvalido e pobre; o Senhor, porém, tem cuidado de mim. Tu és (ó Senhor) o meu auxílio e o meu libertador; Deus meu, não tardes!




Versículos relacionados com Salmos, 39:

O Salmo 39 é um salmo de lamentação, onde o salmista expressa sua angústia diante da brevidade da vida e da inevitabilidade da morte. Ele clama a Deus por ajuda e orientação, reconhecendo que sua vida é frágil e passageira. Abaixo estão cinco versículos da Bíblia relacionados aos temas abordados neste Salmo:

Jó 14:5 - "Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; e tu lhe puseste limites, de modo que não passará além deles." Este versículo fala sobre a brevidade da vida e como os dias de uma pessoa estão contados e limitados por Deus.

Salmos 90:12 - "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios." Este versículo destaca a importância de reconhecer a brevidade da vida e de viver sabiamente enquanto se tem tempo.

Hebreus 9:27 - "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo." Este versículo fala sobre a inevitabilidade da morte e do julgamento que se segue.

Salmos 119:25 - "A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra." Este versículo reflete a mesma sensação do salmista de que a vida é frágil e passageira e clama a Deus por vida e orientação.

João 11:25-26 - "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?" Este versículo aponta para a esperança da ressurreição e da vida eterna por meio de Jesus Cristo.





Poglavlja: