Salmos, 58

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Ao mestre do coro. Segundo a melodia de "Não destruas..." De Davide. Micktãm. Quando Saul mandou vigiar a sua casa para o matar.

2 Livra-me, meu Deus, dos meus inimigos, defende-me dos que se levantam contra mim.

3 Livra-me dos que praticam a iniquidade, e salva-me dos homens sanguinários.

4 Eis, com efeito, que armam ciladas à minha vida, conspiram contra mim os poderosos. Não há crime em mim nem pecado, ó Senhor:

5 sem que eu tenha culpa, irrompem e agridem-me. Desperta, vem ao meu encontro e considera (a minha inocência),

6 pois tu, Senhor dos exércitos, és o Deus de Israel. Desperta, castiga todos esses povos, não tenhas piedade de nenhum desses pérfidos.

7 Voltam à tarde, ladram com o cães e percorrem a cidade;

8 Eis que se vangloriam com a sua boca, há injúrias nos seus lábios: "Pois quem é que nos ouve?"

9 Mas tu, Senhor, estás a rir-te deles, zombas de todas essas gentes.

10 Força minha, para ti me volto, porque tu, ó Deus, és a minha cidadela

11 Deus meu, misericórdia minha. Venha Deus em meu auxílio, faça que eu me deleite com a derrota dos meus inimigos.

12 Mata-os, ó Deus; para que não sirvam de tropeço ao meu povo, desbarata-os e derriba-os com a tua força, ó Senhor nosso escudo.

13 Um pecado da sua boca, é cada palavra dos seus lábios; e fiquem presos na sua mesma soberba, e nas execrações e mentiras que dizem.

14 Extermina-os na tua indignação, extermina-os, para que não mais existam, a fim de que se saiba que Deus reina sobre Jacob e até aos confins da terra.

15 Voltam à tarde; ladram com o cães e percorrem a cidade;

16 Vagueiam à busca de comer; se não se fartarem, soltam uivos.

17 Eu, porém, contarei a tua fortaleza, e de manhã exultarei em tua misericórdia, porque foste um amparo para mim, e um refúgio no dia da minha angústia.

18 Eu te cantarei salmos, força minha, porque tu, ó Deus, és a minha defesa, o meu Deus, a minha misericórdia.




Versículos relacionados com Salmos, 58:

Salmo 58 é uma oração ao Senhor pedindo justiça e punição para os injustos e ímpios. O salmista expressa sua indignação diante das más ações dos ímpios e clama a Deus para que intervenha e traga justiça. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados neste salmo:

Provérbios 11:18: "O ímpio recebe um salário enganador, mas quem semeia justiça colhe verdadeira recompensa." Este versículo fala sobre a diferença entre a recompensa do ímpio e do justo. O salmista de Salmo 58 pede por justiça, enquanto este provérbio afirma que a recompensa do ímpio é enganadora.

Isaías 26:10: "Ainda que o ímpio seja favorecido, ele não aprenderá a justiça; mesmo em terra de retidão ele continuará agindo perversamente e não verá a majestade do Senhor." Este versículo destaca a tendência do ímpio de não aprender com suas más ações. O salmista de Salmo 58 clama por punição para os ímpios que não mudam seu comportamento.

Jeremias 12:1: "Tu és justo, Senhor, mas ainda que eu apresente minha causa diante de ti, devo discutir contigo sobre a justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem em paz?" Este versículo expressa a dificuldade de entender por que os ímpios parecem prosperar e viver em paz, apesar de suas más ações. O salmista de Salmo 58 também questiona a aparente falta de justiça.

Romanos 12:19: "Amados, nunca procurem vingança, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: 'Minha é a vingança; eu retribuirei', diz o Senhor." Este versículo fala sobre a importância de deixar a justiça nas mãos de Deus, em vez de buscar vingança por conta própria. O salmista de Salmo 58 clama por justiça divina em vez de tomar a justiça em suas próprias mãos.

Apocalipse 22:11: "Quem é injusto, seja injusto ainda; quem é imundo, seja imundo ainda; quem é justo, seja justo ainda; e quem é santo, seja santo ainda." Este versículo fala sobre a importância de escolher um caminho justo e santo, em vez de seguir o caminho da injustiça e impureza. O salmista de Salmo 58 clama por justiça e punição para os ímpios que escolhem o caminho errado.





Poglavlja: