Josué, 12

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Estes são os reis que os filhos de Israel derrotaram, e cujas terras possuíram da banda de além do Jordão, para o nascente, desde a torrente de Arnon até ao monte Hermon, e toda a região oriental, que olha para o deserto: (ver nota)

2 Scon, rei dos Amorreus, que habitava em Hesebon, e reinava desde Aroer, (cidade) que está situada sobre a margem da torrente de Arnon, e desde o meio do vale, sobre metade de Galaad, até à torrente de Jaboc, que é a fronteira dos filhos de Amon;

3 e desde o deserto até ao mar de Cenerot para o nascente, e até ao mar do deserto, que é o Mar Salgado, para o lado oriental pelo caminho que vai a Betsimot; e desde a parte meridional, que está abaixo de Asedot, até Fasga. (ver nota)

4 Os confins de Og, rei de Basan, que tinha ficado dos Befains, e habitou em Astarot e em Edrai, e que reinou no monte Hermon, em Saleca, e em todo o território de Basan, até aos confins

5 de Gessuri, de Macati e de metade de Galaad, que eram os confins de Seon, rei de Hesebon.

6 Moisés, servo do Senhor, e os filhos de Israel derrotarram-nos, e Moisés deu a posse das suas terras aos Rubenitas, aos Gaditas e aos da meia tribo de Manassés.

7 Estes são os reis do país, que Josué e os filhos de Israel derrotaram da banda de além do Jordão para o poente, desde Baalgad, na campina do Líbano, até à montanha escalvada que se eleva para a banda de Seir; e Josué deu esta parte em possessão às tribos de Israel, a cada uma a sua parte,

8 tanto nas montanhas, como nas planícies e campinas, no deserto e no meio-dia, onde habitavam o Heteu, o Amorreu, o Cananeu, o Fereseu, o Heveu e o Jebuseu.

9 (Os tais reis são): um rei de Jericó; um rei de Hai, que está ao lado de Betel;

10 um rei de Jerusalém; um rei de Hebron;

11 um rei de Jerimot; um rei de Laquis;

12 um rei de Eglon; um rei de Gazer;

13 um rei de Dabir; um rei de Gader;

14 um rei de Herma; um rei de Hered ;

15 um rei de Lebna; um rei de Odulão;

16 um rei de Maceda; um rei de Betei;

17 um rei de Tafua; um rei de Ofer;

18 um rei de Afec; um rei de Saron;

19 um rei de Madon; um rei de Asor;

20 um rei de Semerom; um rei de Aesaf;

21 um rei de Tenac; um rei de Magedo;

22 um rei de Cades; um rei de Jacanan do Carmelo;

23 um rei de Dor e da província de Dor; um rei das nações de Galgai;

24 um rei de Tersa. Ao todo, trinta e um reis.




Versículos relacionados com Josué, 12:

O capítulo 12 de Josué é um registro dos reis derrotados pelos israelitas durante suas conquistas na Terra Prometida. São listados os nomes dos reis e das cidades que foram conquistadas, destacando o grande poder e a fidelidade de Deus para com o seu povo. Aqui estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em Josué 12:

Salmos 44:3: "Não foi pela sua espada que conquistaram a terra, nem pela força do seu braço que alcançaram a vitória; foi pela tua mão direita, pelo teu braço e pela luz do teu rosto, por causa do teu amor para com eles." Este versículo se relaciona com a ideia de que foi Deus quem deu a vitória aos israelitas na conquista da terra, e não pela força humana.

Deuteronômio 7:24: "Entregarás os seus reis nas tuas mãos, para que apagues o seu nome de debaixo dos céus; ninguém te resistirá até que os destruas." Este versículo se relaciona com a promessa de Deus de que entregaria os reis dos inimigos de Israel em suas mãos, e que eles seriam completamente destruídos.

Salmos 20:7: "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus." Este versículo se relaciona com a ideia de que a confiança dos israelitas não estava em suas próprias habilidades ou forças, mas em Deus, que os ajudou a derrotar seus inimigos.

Salmos 136:18-22: "E matou reis famosos, porque a sua benignidade é para sempre. A Seom, rei dos amorreus, porque a sua benignidade é para sempre; E a Ogue, rei de Basã, porque a sua benignidade é para sempre." Este versículo destaca a fidelidade e o poder de Deus em derrotar os reis e governantes dos inimigos de Israel, ressaltando a importância da sua presença e ajuda durante as conquistas.

Isaías 41:10: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." Este versículo se relaciona com a confiança e a força que Deus deu aos israelitas durante as conquistas, mostrando que Ele sempre esteve presente para ajudá-los e protegê-los.





Fejezetek: