Josué, 15

Bíblia Matos Soares (1956)

1 A parte que tocou por sorte aos filhos de Judá, segundo as suas famílias, foi esta: Desde a fronteira de Edom, até ao deserto de Sin, para o meio-dia, e até à extremidade da região meridional (de Canaan).

2 A sua fronteira meridional ia desde a ponta do Mar de Sal, da língua que ele forma para o meio-dia,

3 e estendia-se para a subida do Escorpião, passava a Sina, subia para Cadesliarne, passava em Esron, subindo para Adar e dando volta a Carcaa,

4 e, passando dali para Asrnona, chegava até à torrente do Egipto e terminava no Mar Grande. Estes os seus limites, pelo lado do meio-dia.

5 Pela parte do oriente, a fronteira foi o Mar do Sal, até à extremidade do Jordão. Pela parte do norte, a fronteira ia desde a língua que o mar forma até até ao mesmo rio Jordão,

6 e subia a Bet Hagla, passava ao norte de Bet Araba, subindo à Pedra de Boen, filho de Ruben,

7 seguia até aos confins de Debera, desde o vale de Acor para o norte, olhando para Galgala, que está defronte da subida de Adomim, pela parte austral da torrente; (depois) passava as águas, que se chamam fonte do Sol, e terminava na fonte de Rogel;

8 dali subia pelo vale do filho de Enom, pela banda meridional do Jebuseu, onde está Jerusalém; daí ia para cima até ao cume do monte, que está fronteiro a Geenom, para o ocidente, na extremidade do vale dos Refains para o norte;

9 desde o cume do monte estendia-se até à fonte de Neftoa e chegava até às aldeias do monte Efron; baixava depois para Baala, que é Cariatiarim, isto é, a cidade dos Bosques;

10 de Baala dava volta para o ocidente até ao monte Seir, e ladeava o monte Jarim ao norte para a banda de Queslon; descia a Betsames, passava por Tamna

11 até o lado setentrional de Acaron; declinava para Secrona e passava o monte Baala; estendia-se até Jebneel e terminava, pelo lado ocidental, no Mar Grande.

12 Estes são, por todos os lados, os limites dos filhos de Judá segundo as suas famílias.

13 A Caleb, filho de Jefone, se havia dado uma parte, no meio dos filhos de Israel, consoante o Senhor mandara a Josué, a saber, a cidade de Arbe, pai de Enac, que é (actualmente chamada) Hebron.

14 Caleb exterminou dela os três filhos de Enac: Sesai, Aiman e Tolmaí, da raça de Enac.

15 Subindo dali, marchou para os habitantes de Dabir, que antes se chamava Cariat-Sefer, isto é, cidade das letras.

16 E Caleb disse: Eu darei minha filha Axa por mulher àquele que assaltar e tomar Cariat-Sefer.

17 Tomou-a Otoniel, filho de Cenez, irmão mais novo de Caleb; e Caleb deu-lhe sua filha Axa por mulher.

18 Esta, enquanto iam caminhando juntos, foi aconselhada por seu marido que pedisse a seu pai um campo. Ao descer do jumento, Caleb disse-lhe: Que tens ?

19 Ela respondeu: Dá-me uma bênção; tu deste-me uma terra ao meio-dia e sêca; junta-lhe outra de regadio. Deu-lhe pois Caleb uma terra, que se regava nos altos e nos baixos.

20 Esta é a herança da tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias.

21 Cina, Dimona, Adada,

22 Cades, Asor, Jetnam,

23 Zif, Telem, Balot,

24 Asor-a-Nova, Cariot, Hesron, que é Asor,

25 Amam, Sarna, Molada,

26 Amam, Sama, Molada,

27 Asergada, Hassemon, Betfelet,

28 Hasersnal, Bersabee, Baziotia,

29 Baala, Jim, Esem,

30 Eltolad, Cesil, Harma,

31 Siceleg, Medemena, Sensena,

32 Lebaot, Selim, Aen e Bemon. Ao todo, vinte e nove cidades com as suas aldeias.

33 Nas campinas: Estaol, Sarea, Asena,

34 Zanoe, Enganim, Tafua, Enaim,

35 Jerimot, Adulam, Soco, Azeca,

36 Saraim, Aditaim, Gedera, Qederotaim: catorze cidades com as suas aldeias.

37 Sanan, Hadassa, Magdalgad,

38 Delean, Masefa, Jectel,

39 Laquis, Baseat, Eglon,

40 Quebon, Leemau, Cetlis,

41 Giderot, Betdagon, Naama, Maceda: dezasseis cidades com as suas aldeias.

42 Labana, Eter, Asan,

43 Jefta, Esna, Nesib,

44 Ceila, Aezib, Maresa: nove cidades com as suas aldeias.

45 Acaron com as suas aldeias e lugarejos.

46 De Acaron até ao mar: todo o país que olha para a banda de Azoto e suas aldeias;

47 Azoto com as suas aldeias e lugarejos; Gaza com as suas aldeias e lugarejos, até à torrente do Egipto e ao Mar Grande, que é o seu limite.

48 Nos montes: Samir, Jeter, Socot,

49 Dana, Cariatsena, que é Dabir,

50 Anab, Istemo, Anim,

51 Gosen, Olon, Gilo: onze cidades com as suas aldeias.

52 Arab, Ruma, Esaan,

53 Janum, Bettafua, Afeca,

54 Atmata, Cariat-Arbe, que é Hebron, e Sior: nove cidades com as suas aldeias.

55 Maon, Carmel, Zif, Jota,

56 Jezrael, Jucadam, Zanoe,

57 Acain, Gabaa, Tamna: dez cidades com as suas aldeias.

58 Halhul, Bessur, Gedor,

59 Meret, Betanot, Elteeon: seis cidades com as suas aldeias.

60 Cariatbaal, que é Cariatiarim, cidade dos Bosques, e Areba: duas cidades com as suas aldeias.

61 No deserto: Bet-aranha, Medin, Secaca,

62 Nebsan, e a cidade do Sal, e Engadi: seis cidades com as suas aldeias.

63 Ao Jebuseu, que habitava em Jerusalém, não o puderam exterminar os filhos de Judá; e o Jebuseu habitou em Jerusalém, com os filhos de Judá, até ao dia de hoje.




Versículos relacionados com Josué, 15:

O capítulo 15 de Josué descreve a divisão da terra prometida aos filhos de Israel entre as tribos de Judá e Simeão. A área que foi designada para Judá é descrita em detalhes, com as fronteiras e cidades que a compõem. Alguns temas que surgem nesse capítulo incluem o cumprimento das promessas de Deus, a importância da obediência, a recompensa da fé e a importância da perseverança. Aqui estão cinco versículos relacionados com esses temas:

Deuteronômio 7:9: "Saiba, pois, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos." Este versículo fala sobre a fidelidade de Deus em manter suas promessas e alianças com aqueles que o amam e obedecem a ele, um tema que é visto na distribuição da terra prometida em Josué 15.

Hebreus 10:36: "Com perseverança, vocês precisam de fé, para que, depois de terem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu." Este versículo enfatiza a importância da perseverança na fé e obediência, e como isso resulta na recepção das promessas de Deus, um tema que é visto em toda a história de Israel.

Josué 14:9: "Então, naquele dia, Moisés me jurou, dizendo: Certamente, a terra em que você pisou será sua por herança, e por herança de seus filhos, para sempre, porque você foi fiel ao Senhor, meu Deus." Este versículo fala sobre a recompensa da fidelidade, que foi prometida a Calebe, um dos espiões que acreditaram na promessa de Deus sobre a terra prometida e perseveraram em sua fé.

2 Timóteo 4:7-8: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." Este versículo fala sobre a importância da perseverança na corrida da fé, e como aqueles que perseveram serão recompensados com a coroa da justiça.

Provérbios 3:5-6: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." Este versículo enfatiza a importância de confiar em Deus e obedecer a ele em todas as coisas, um tema que é visto no cumprimento da promessa da terra prometida em Josué 15.





Fejezetek: