Ezequiel, 42

Bíblia Ave Maria

1 O homem fez-me sair para o átrio exterior, do lado norte, e conduziu-me às câmaras situadas do lado do espaço livre, e até as que estavam diante da construção, para o lado norte.*

2 Sobre a fachada onde se encontrava a porta do lado norte, elas se estendiam por uma extensão de cem côvados, e uma largura de cinquenta côvados,

3 defronte dos vinte (côvados) do átrio interior e em frente do lajeamento do átrio exterior, uma galeria ao longo da galeria de três andares.

4 Diante das câmaras havia um corredor de dez côvados de largura e, para o interior, um caminho da largura de um côvado. As portas das câmaras davam para o norte.

5 As câmaras superiores eram mais estreitas que as câmaras inferiores e as do meio, porque as galerias penetravam nelas.

6 Havia três andares, porém não havia colunas, como nas câmaras do átrio. Eis por que as câmaras superiores eram mais estreitas que as inferiores e que as do andar intermediário.

7 O recinto exterior, paralelo às câmaras para o pátio exterior, tinha, diante dessas câmaras, uma extensão de cinquenta côvados.

8 Efetivamente, a extensão das câmaras do átrio exterior era de cinquenta côvados, enquanto as do lado do templo tinham cem côvados.

9 E abaixo dessas câmaras havia, para o oriente, uma entrada que dava acesso a quem vinha do átrio exterior.

10 Sobre a extensão do muro do pátio, para o oriente, ante o espaço livre e a construção, havia também câmaras.

11 Diante delas corria uma ala, assim como diante das câmaras situadas do lado norte; a mesma extensão, a mesma largura, as mesmas saídas, a mesma disposição, as mesmas portas.

12 O mesmo havia para as entradas das câmaras que davam para o oriente. À entrada da ala, diante do muro correspondente, havia uma porta à qual se chegava pelo lado do oriente.

13 O homem disse-me: “As câmaras do norte e as do sul, que dão para o espaço livre, são câmaras santas, onde os sacerdotes que se aproximam do Senhor devem comer as coisas santíssimas. É lá que eles devem depositar as coisas santíssimas: oblações, oferendas pelo pecado e pelo delito; é um lugar santo.

14 Uma vez que tiverem entrado, os sacerdotes não sairão do lugar santo para o átrio exterior sem ter deixado ali as suas vestes litúrgicas, porque esses paramentos são sagrados. Eles se revestirão de outros hábitos para penetrar nos lugares destinados ao povo”.

15 Ao concluir a medição do interior do templo, fez-me sair pelo pórtico oriental, e mediu o recinto que rodeia o templo.

16 Com sua cana, mediu o lado leste: qui­nhentos côvados, com sua cana de medir para o circuito.

17 Mediu o lado norte: quinhentos côvados de âmbito, com sua cana de medir.

18 Mediu o lado sul: qui­nhentos côvados, com sua cana de medir.

19 Em seguida, voltou-se para o lado oeste para o medir, e obteve quinhentos côvados, com sua cana de medir.

20 Tinha assim medido o circuito do muro, pelos quatro lados: extensão, quinhentos côvados; largura, quinhentos côvados. Esse muro separava o sagrado do profano.




Versículos relacionados com Ezequiel, 42:

Em Ezequiel 42, o profeta recebe uma visão de um templo e do seu santuário. O capítulo descreve medidas precisas para as salas e corredores do templo, bem como para a área ao redor dele. A seguir estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Ezequiel 42:

Êxodo 26:33: "E pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e levarás para dentro do véu a arca do testemunho; e o véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo." Este versículo descreve como o véu separava o santuário do lugar santíssimo, e é relevante para a descrição do templo em Ezequiel 42, que também tem uma área separada para o santuário e para o lugar santíssimo.

1 Reis 6:5: "E contra a parede da casa, que estava por dentro, edificou andares em redor contra as paredes da casa, em redor do templo e do santuário; e fez câmaras em redor." Este versículo fala sobre a construção do templo de Salomão, que pode ser visto como um precedente para a visão do templo descrita em Ezequiel 42.

Ezequiel 41:13: "Assim mediu a casa, a saber, seis côvados de largura para um lado, e seis côvados de largura para o outro lado, que era a largura do tabernáculo." Este versículo é uma continuação da descrição do templo que começa em Ezequiel 40 e se estende até Ezequiel 42, incluindo as medidas precisas para a largura do templo.

Ezequiel 43:7: "E disse-me: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e a casa de Israel não contaminará mais o meu santo nome, nem eles nem os seus reis, com as suas prostituições e com os cadáveres dos seus reis nos seus altos." Este versículo é importante porque estabelece o propósito do templo descrito em Ezequiel, como o lugar onde Deus habitará no meio dos filhos de Israel para sempre.

Hebreus 9:24: "Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;" Este versículo aponta para a diferença entre o templo físico descrito em Ezequiel 42 e o verdadeiro santuário celestial que Cristo entrou, e destaca a importância da relação do templo físico com a realidade espiritual.



Capitoli: