I Coríntios, 1

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Paulo, chamado a ser Apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e Sóstenes, irmão,

2 à Igreja de Deus, que está em Corinto, aos santificados em Jesus Cristo, chamados a ser santos, com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, seu Senhor e nosso:

3 Graça e paz (vos sejam dadas) da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

4 Dou graças, incessantemente, ao meu Deus por vós, pela graça de Deus, que vos foi dada em Jesus Cristo,

5 porque nele fostes cumulados de todas as riquezas, de todas as (riquezas) da palavra e da ciência,

6 na medida em que a pregação de Cristo tomou força entre vós,

7 de maneira que nada falte em graça alguma a vós, que esperais a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo,

8 o qual também vos confirmará até ao fim para que sejais irrepreensíveis no dia da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.

9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à sociedade de seu Filho Jesus Cristo Nosso Senhor.

10 Ora, rogo-vos, Irmãos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos o mesmo e que entre vós não haja discórdias, mas vivei em perfeita harmonia no mesmo espírito e no mesmo parecer.

11 Porque a vosso respeito, Irmãos meus, me foi referido pelos (da casa) de Cloé, que há contendas entre vós.

12 E digo isto, porque cada um de vós diz: "Eu sou de Paulo! Eu de Apolo! Eu de Cefas! Eu de Cristo."

13 Está dividido Cristo? Porventura Paulo foi crucificado por vós? Ou fostes baptizados em nome de Paulo?

14 Dou graças a Deus, porque não batizei nenhum de vós, senão Crispo e Caio,

15 para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome.

16 Batizei também a família de Estéfanas. De resto não sei se batizei mais alguém.

17 Com efeito Cristo não me enviou a batizar, mas a pregar o Evangelho, não com a sabedoria das palavras, para que não se torne inútil a Cruz de Cristo.

18 Efetivamente, a palavra da cruz é uma loucura para os que se perdem, mas, para os que se salvam, isto é, para nós, é a virtude de Deus.

19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e reprovarei a prudência dos prudentes (Is. 29, 14).

20 Onde está o sábio? Onde o homem instruído? Onde o disputador deste mundo? Porventura não convenceu Deus de loucura a sabedoria deste mundo?

21 De fato, como ante a sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus por meio da sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes por meio da loucura da pregação.

22 Enquanto os Judeus exigem milagres e os Gregos buscam a sabedoria,

23 nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os Judeus e loucura para os gentios,

24 mas, para os que são chamados (à fé) quer dos Judeus, quer dos Gregos, é Cristo virtude de Deus e sabedoria de Deus;

25 porque o que é loucura em Deus, é mais sábio que os homens, e o que é fraqueza em Deus, é mais forte que os homens.

26 Considerai, pois, Irmãos, a vossa vocação, (e vereis) que (entre vós não há) nem muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres;

27 mas as coisas loucas, segundo o mundo, escolheu-as Deus para confundir os sábios, e as coisas fracas, segundo o mundo, escolheu-as Deus para confundir as fortes;

28 Deus escolheu as coisas vis e desprezíveis, segundo o mundo, e aquelas que não são, para destruir as que são, (ver nota)

29 para que nenhuma criatura se glorie diante dele.

30 É por ele que estais em Jesus Cristo, o qual foi feito por Deus, para nós, sabedoria, justiça, santificação e redenção,

31 para que, como está escrito: O que se gloria, glorie-se no Senhor (Je. 9, 24).




Versículos relacionados com I Coríntios, 1:

O capítulo 1 de 1 Coríntios aborda a questão da sabedoria divina versus sabedoria humana. Paulo exorta os coríntios a não se deixarem levar pelas divisões causadas por diferentes líderes religiosos, mas a permanecerem unidos em Cristo. Ele enfatiza que a sabedoria de Deus é loucura para os homens e que a mensagem da cruz é a força de Deus para a salvação daqueles que creem.

Provérbios 3:5-6: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Este versículo enfatiza a importância da confiança em Deus e da busca da sabedoria divina em vez de depender da sabedoria humana limitada.

Jeremias 9:23-24: "Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor." Este versículo enfatiza a superioridade da sabedoria divina em relação à sabedoria humana e a importância de conhecer a Deus.

Isaías 29:14: "Eis que continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo, obra maravilhosa e um prodígio; pois a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá." Este versículo destaca a futilidade da sabedoria humana em comparação com a sabedoria divina e a capacidade de Deus de fazer coisas maravilhosas.

Colossenses 2:8: "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo." Este versículo adverte contra a sabedoria humana vã e o perigo de se afastar da verdade de Cristo.

Tiago 1:5: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada." Este versículo enfatiza a importância da sabedoria divina e a promessa de Deus de conceder sabedoria aos que a pedem.





Capitoli: