I Tessalonicenses, 1

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos Tessalonicenses, que está em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo.

2 Graça e paz vos sejam dadas. Damos sempre graças a Deus por todos vós, fazendo continuamente memória de vós nas nossas orações,

3 lembrando-nos, diante de Deus, nosso Pai, da obra da vossa fé, do trabalho da vossa caridade e da constância da vossa esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo.

4 Com efeito sabemos, irmãos amados de Deus, que fostes escolhidos (para participar dos beneficias da Redenção),

5 porque o nosso Evangelho não vos foi pregado somente com palavras, mas também com poder, com o Espírito Santo e com perfeita segurança. Com efeito, sabeis quais nós fomos entre vós, por amor de vós.

6 Por vossa parte, fizestes-vos imitadores nossos e do Senhor, recebendo a palavra no meio de muita tribulação, com a alegria do Espírito Santo,

7 de modo que vos tornastes modelo para todos os crentes da Macedônia e da Acaia.

8 Por meio de vós se difundiu a palavra do Senhor, não só pela Macedônia e pela Acaia, mas também se propagou por toda a parte o renome da fé que tendes em Deus, de sorte que não sentimos necessidade de dizer sobre isso coisa alguma.

9 De facto eles mesmos (os fiéis) publicam de nós qual foi a aceitação que tivemos entre vós, como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro

10 e para esperardes do céu a seu Filho, a quem ele ressuscitou dos mortos, Jesus o qual nos livrou da ira que há-de vir (vingar o pecado).




Versículos relacionados com I Tessalonicenses, 1:

1 Tessalonicenses 1 é o primeiro capítulo da primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses. Nesse capítulo, Paulo expressa gratidão a Deus pela fé e pelo testemunho dos tessalonicenses e descreve como a Palavra de Deus foi pregada a eles com poder e com o Espírito Santo. Também é enfatizado como eles se tornaram exemplos para os crentes em outras regiões. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em 1 Tessalonicenses 1:

Romanos 1:8: "Em primeiro lugar, dou graças ao meu Deus por meio de Jesus Cristo por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm." Este versículo apresenta uma ideia semelhante à de 1 Tessalonicenses 1, na qual Paulo expressa gratidão a Deus pela fé dos tessalonicenses.

Colossenses 1:6: "que chegou até vocês, como de fato está chegando a todo o mundo. Ele está frutificando e crescendo entre vocês, como também ocorre em todo o mundo, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade." Aqui, Paulo fala sobre como a Palavra de Deus está sendo pregada e frutificando entre os colossenses, assim como entre os tessalonicenses.

Atos 17:6: "Eles começaram a procurar por Paulo e Silas para levá-los ao meio da multidão. Mas, quando não os encontraram, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades da cidade, gritando: "Esses homens que têm causado problemas por todo o mundo chegaram também aqui!" Este versículo destaca como o testemunho dos crentes pode ser tão poderoso que é reconhecido em todo o mundo.

2 Timóteo 1:8: "Portanto, não se envergonhe do testemunho sobre nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele. Pelo contrário, participe comigo dos sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus." Aqui, Paulo encoraja Timóteo a não ter vergonha do evangelho e do testemunho que ele carrega, enfatizando a importância de ser um exemplo para outros crentes.

Efésios 1:13-14: "E, quando vocês ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, e nele creram, foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória." Aqui, Paulo fala sobre como o Espírito Santo é um sinal de que alguém é um crente verdadeiro, e como essa fé é uma garantia de nossa herança eterna em Deus.





Capitoli: