Isaías, 11

Bíblia Ave Maria

1 Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes.*

2 Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor.

3 Sua alegria se encontrará no temor do Senhor. Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer;*

4 mas julgará os fracos com equidade, fará justiça aos pobres da terra, ferirá o homem impetuoso com uma sentença de sua boca, e com o sopro dos seus lábios fará morrer o ímpio.

5 A justiça será como o cinto de seus rins, e a lealdade circundará seus flancos.

6 Então, o lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao pé do cabrito, o touro e o leão comerão juntos, e um menino pequeno os conduzirá;

7 a vaca e o urso se fraternizarão, suas crias repousarão juntas, e o leão comerá palha com o boi.

8 A criança de peito brincará junto à toca da víbora, e o menino desmamado meterá a mão na caverna da áspide.

9 Não se fará mal nem dano em todo o meu santo monte, porque a terra estará cheia de ciência do Senhor, assim como as águas recobrem o fundo do mar.

10 Naquele tempo, o rebento de Jessé, posto como estandarte para os povos, será procurado pelas nações e gloriosa será a sua morada.

11 Naquele tempo, o Senhor levantará de novo a mão para resgatar o resto de seu povo, os sobreviventes da Assíria e do Egito de Patros, da Etiópia, de Elam, de Senaar, de Emat e das ilhas do mar.

12 Levantará o seu estandarte entre as nações, reunirá os exilados de Israel, e recolherá os dispersos de Judá dos quatro cantos da terra.

13 A inveja de Efraim se abrandará, e os inimigos de Judá se desvanecerão. Efraim não mais invejará Judá, e Judá não será mais inimigo de Efraim.

14 Eles voarão para o lado dos filisteus ao Ocidente e, juntos, saquearão os filhos do Oriente. Estenderão a mão sobre Edom e Moab, e os amonitas lhes serão submissos.

15 Assim como o Senhor pôs a seco o braço de mar do Egito, com seu sopro ardente, ele estenderá a mão sobre o rio e o dividirá em sete braços, de sorte que se poderá atravessar a vau.*

16 O caminho se abrirá para o resto de seu povo que escapar da Assíria, como se abriu para Israel no tempo em que ele saiu da terra do Egito.




Versículos relacionados com Isaías, 11:

Isaías 11 fala sobre a promessa do surgimento de um descendente de Jessé, pai do rei Davi, que trará justiça e paz ao mundo. Este descendente, conhecido como o Messias, terá o Espírito do Senhor sobre si e governará com sabedoria e poder. Os versículos relacionados com os temas abordados em Isaías 11 são:

Jeremias 23:5: "Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra." Este versículo fala sobre a vinda do Messias, que será um descendente justo de Davi e governará com justiça e sabedoria.

Mateus 3:16-17: "E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." Estes versículos mostram o cumprimento da profecia de Isaías 11:2, que fala sobre o Espírito do Senhor repousando sobre o Messias.

Mateus 12:17-21: "Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu Espírito, e anunciará aos gentios o juízo. Não contenderá, nem clamará, nem alguém ouvirá pelas ruas a sua voz. Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo. E no seu nome os gentios esperarão." Estes versículos mostram como Jesus cumpriu a profecia de Isaías 42:1-4, que fala sobre o Servo do Senhor, que trará justiça às nações.

João 14:26: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." Este versículo fala sobre o Espírito Santo, que Jesus prometeu enviar aos seus discípulos após a sua morte e ressurreição, para guiá-los em toda a verdade.

Romanos 15:12: "E outra vez diz Isaías: Haverá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para reinar sobre os gentios; nele os gentios esperarão." Este versículo cita Isaías 11:10 e mostra como a vinda do Messias foi aguardada não apenas pelos judeus, mas também pelos gentios, que depositaram sua esperança nele.



Rozdziały: