Salmos, 14

Bíblia Ave Maria

1 Salmo de Davi. Senhor, quem há de morar em vosso tabernáculo? Quem habitará em vossa montanha santa?*

2 O que vive na inocência e pratica a justiça, o que pensa o que é reto no seu coração,

3 cuja língua não calunia; o que não faz mal a seu próximo, e não ultraja seu semelhante.

4 O que tem por desprezível o malvado, mas sabe honrar os que temem a Deus; o que não retrata juramento mesmo com dano seu,

5 não empresta dinheiro com usura, nem recebe presente para condenar o inocente. Aquele que assim proceder jamais será abalado.*




Versículos relacionados com Salmos, 14:

O Salmo 14 trata da tolice do ímpio que nega a existência de Deus e segue um caminho de corrupção e maldade. O salmista clama a Deus para trazer salvação e restauração para o seu povo. Os versículos relacionados com os temas do Salmo 14 são:

Provérbios 10:28: "A esperança dos justos é alegria, mas a expectativa dos ímpios perecerá." Esse versículo fala sobre a diferença entre a esperança dos justos e a expectativa dos ímpios. O Salmo 14 destaca que o ímpio não tem esperança em Deus, enquanto os justos confiam nele.

Romanos 3:10-12: "Como está escrito: Não há justo, nem um sequer; não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer." Paulo cita o Salmo 14 em sua explicação da condição humana. Ele destaca que todos pecaram e se afastaram de Deus, mostrando a necessidade de salvação e redenção.

Efésios 2:1-3: "E vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne e dos nossos pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira." Esse trecho mostra a condição pecaminosa da humanidade e sua necessidade de salvação e transformação.

Salmos 53:2-3: "Deus olha lá do céu para os filhos dos homens, para ver se há algum que tenha entendimento, algum que busque a Deus. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer." Esse versículo é uma repetição quase idêntica do Salmo 14, mostrando a gravidade da condição humana.

João 1:10-11: "Ele estava no mundo, e o mundo foi criado por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam." O Evangelho de João destaca que Jesus, o Filho de Deus, veio para o mundo, mas muitos o rejeitaram e não o reconheceram como o Messias. Esse tema é semelhante ao Salmo 14, que fala sobre a tolice do ímpio que nega a existência de Deus.



Rozdziały: