Êxodo, 7

Bíblia Matos Soares (1956)

1 O Senhor disse a Moisés: Repara que te constitui deus de Faraó; Aarão, teu irmão, será teu profeta. (ver nota)

2 Tu lhe dirás tudo o que eu te mando, e ele falará a Faraó, para que deixe partir do seu país os filhos de Israel.

3 Eu endurecerei o seu coração, e multiplicarei os meus sinais e os meus prodigios na terra do Egipto.

4 Faraó não vos ouvirá, mas eu estenderei a minha mão sobre o Egipto e farei sair do Egipto o meu exército, o meu povo, os filhos de Israel, por meio dos maiores juízos.

5 Os Egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu estender a minha mão sobre o Egipto, e fizer sair do meio deles os filhos de Israel.

6 Fizeram, pois, Moisés e Aarão como o Senhor tinha mandado; fizeram-no exactamente.

7 Moisés tinha oitenta anos, e Aarão oitenta e três, quando falaram a Faraó.

8 O Senhor disse a Moisés e a Aarão:

9 Quando Faraó vos disser: Fazei um prodígio-tu dirás a Aarão: Pega na tua vara, lança-a por terra diante de Faraó, e ela se converterá em serpente.

10 Tendo, pois, Moisés e Aarão ido à presença de Faraó, fizeram conforme o Senhor tinha ordenado: Aarão lançou por terra a vara diante de Faraó e dos seus servos, e ela converteu-se em serpente.

11 Mas Faraó chamou os sábios e os magos, e eles fizeram também coisas semelhantes por meio dos encantamentos egípcios e de certos segredos.

12 Lançaram por terra cada um deles as suas varas, as quais se converteram em dragões, mas a vara de Aarão devorou as varas deles. (ver nota)

13 Endureceu-se o coração de Faraó e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.

14 O Senhor disse a Moisés: Obstinou-se o coração de Faraó; não quer deixar partir o (meu) povo.

15 Vai ter com ele pela manhã. Ele sairá (para ir) ao rio, e tu estarás em frente dele sobre a margem do rio, tomarás na tua mão a vara, que se converteu em dragão,

16 e lhe dirás: o Senhor Deus dos Hebreus enviou-me a ti para (te) dizer: Deixa sair o meu povo para que me ofereça sacrifícios no deserto. Até ao presente não quiseste ouvir.

17 Olha, pois, o que diz o Senhor: Nisto conhecerás que eu sou o Senhor: ferirei com a vara, que tenho na minha mão, a água do rio e ela se converterá em sangue.

18 Os peixes que há no rio morrerão, as águas se corromperão, e os Egípcios sentirão repugnância de a beber.

19 O Senhor disse também a Moisés; Dize a Aarão: Toma a tua vara, e estende a tua mão sobre as águas do Egipto, sobre os seus rios, ribeiros, lagoas, e todos os reservatórios de águas, para que se convertam em sangue; e haverá sangue em toda a terra do Egipto, tanto nos vasos de madeira, como nos de pedra.

20 Moisés e Aarão fizeram como o Senhor lhes mandará. (Aarão), levantando a vara, feriu a água do rio, na presença de Faraó e dos seus servos, e ela converteu-se em sangue.

21 Os peixes, que havia no rio, morreram, e o rio, corrompeu-se, e os Egípcios não podiam beber da água do rio, e houve sangue por toda a terra do Egípto.

22 Porém os magos do Egipto fizeram coisas semelhantes com os seus encantamentos, e o coração de Faraó endureceu-se, e não os ouviu, como o Senhor tinha predito. (ver nota)

23 (Faraó) voltou-lhes as costas, entrou em sua casa e não aplicou o seu coração (a estas coisas) ainda desta vez.

24 Todos os Egípcios cavaram nos arredores do rio para encontrar água potável, porque não podiam beber da água do rio

25 Passaram-se (entretanto) sete dias, depois que o Senhor feriu o rio.




Versículos relacionados com Êxodo, 7:

Em Êxodo 7, Deus começa a mostrar seu poder diante do faraó e do povo egípcio através de Moisés e Aarão, enviando diversas pragas sobre o Egito para libertar os hebreus da escravidão. Alguns temas abordados incluem a autoridade de Deus sobre os deuses egípcios, o endurecimento do coração do faraó e a libertação dos hebreus da escravidão. Abaixo seguem cinco versículos relacionados com esses temas:

Êxodo 7:5 - "E os egípcios conhecerão que eu sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles." Neste versículo, Deus declara seu poder e autoridade sobre os deuses egípcios e o povo, mostrando que ele é o único verdadeiro Deus.

Êxodo 7:13 - "E o coração do faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito." Esse versículo ilustra a resistência do faraó à mensagem de Moisés e Aarão e como Deus permitiu que seu coração se endurecesse para cumprir sua vontade.

Êxodo 7:17 - "Assim diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor; eis que eu com esta vara que tenho na mão ferirei as águas que estão no rio, e tornar-se-ão em sangue." Aqui, Deus anuncia a primeira praga que enviará sobre o Egito, transformando as águas do rio Nilo em sangue.

Êxodo 7:22 - "Então os magos do Egito fizeram o mesmo com os seus encantamentos; e o coração do faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito." Esse versículo mostra como os magos egípcios conseguiram replicar a transformação da água em sangue através de seus próprios encantamentos, mas mesmo assim o faraó não se convenceu a libertar os hebreus.

Êxodo 7:25 - "E sete dias se passaram, depois que o Senhor feriu o rio." Este versículo marca o fim da primeira praga, e mostra como as pragas de Deus foram progressivamente piorando e durando mais tempo, intensificando a pressão sobre o faraó para que libertasse os hebreus.





Capitoli: