Hebreus, 5

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Todo pontífice, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens naquelas coisas que se referem a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados,

2 o qual se possa condoer daqueles que ignoram e erram, porque também está cercado de enfermidade;

3 por isso deve oferecer sacrifícios pelos seus próprios pecados, como pelos do povo.

4 E nenhum se arroga esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Aarão.

5 Por isso mesmo, Cristo não se deu a si mesmo a glória de ser pontífice, mas recebeu-a daquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei (Ps. 2, 7).

6 Como também diz noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque (Ps. 109, 4).

7 Nos dias da sua vida mortal, oferecendo, com grande brado e com lágrimas, preces e súplicas, ao que o podia salvar da morte (pela ressurreição), foi atendido pela sua piedade (para com Deus),

8 e, embora fosse Filho de Deus, (e conhecesse tudo), aprendeu (por experiência própria) a obediência pelas coisas que sofreu;

9 consumado em perfeição, tornou-se a causa da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,

10 sendo chamado por Deus pontífice segundo a ordem de Melquisedeque.

11 Sobre este assunto (do sacerdócio de Cristo) tínhamos muitas coisas que dizer, e coisas difíceis de explicar, porque vos tornastes tardos para compreender.

12 Com efeito, devendo vós ser já mestres, atendendo ao tempo (decorrido desde que vos convertestes), tendes ainda necessidade de que novamente vos ensinem os primeiros rudimentos da palavra de Deus: tornaste-vos tais que tendes necessidade de leite, e não de alimento sólido.

13 Ora o que está ainda a leite, é incapaz da doutrina da justiça, porque é menino. (ver nota)

14 O alimento sólido, porém, é para os perfeitos, para aqueles que pelo hábito têm os sentidos exercitados para discernir o bem e o mal.




Versículos relacionados com Hebreus, 5:

Hebreus 5 trata da importância do sacerdócio e do papel do Sumo Sacerdote em oferecer sacrifícios pelos pecados do povo. O autor compara o Sumo Sacerdote a Jesus Cristo, destacando que Jesus também foi chamado por Deus para ser Sumo Sacerdote e oferecer sacrifícios pelos pecados da humanidade. O capítulo também aborda a necessidade de maturidade espiritual e conhecimento da palavra de Deus para poder discernir entre o bem e o mal. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Hebreus 5, colocados em ordem de proximidade com os temas do capítulo.

Levítico 16:34: "E isto será um estatuto perpétuo para vós, a fim de que possais fazer expiação pelos filhos de Israel por todos os seus pecados, uma vez por ano. E ele fez como o Senhor lhe ordenara." Este versículo fala sobre a importância do Sumo Sacerdote em oferecer sacrifícios pelos pecados do povo, um tema central em Hebreus 5.

Salmos 110:4: "O Senhor jurou e não se arrependerá: 'Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque'". Este versículo é citado em Hebreus 5:6, onde o autor destaca que Jesus Cristo foi nomeado Sumo Sacerdote por Deus, assim como Melquisedeque.

Provérbios 3:1-2: "Filho meu, não te esqueças da minha lei, mas guarda no teu coração os meus mandamentos; pois eles prolongarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz." Este versículo fala sobre a importância de conhecer e seguir a palavra de Deus, um tema abordado em Hebreus 5:12-14.

Hebreus 4:15: "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado." Este versículo destaca a semelhança entre Jesus Cristo e o Sumo Sacerdote em termos de sua humanidade e capacidade de compreender as fraquezas humanas.

Hebreus 6:1: "Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus." Este versículo fala sobre a necessidade de maturidade espiritual e crescimento na fé, um tema central em Hebreus 5.





Capitoli: