I Reis, 16

Bíblia Matos Soares (1956)

1 A palavra do Senhor foi dirigida a Jeú, filho de Hanani, contra Baasa, nestes termos:

2 Visto que eu te levantei do pé e te constituí chefe sobre o meu povo de Israel, e tu andaste no caminho de Jeroboão e fizeste pecar o meu povo de Israel, provocando-me à ira com pecados,

3 eu varrerei Baasa e a sua casa; farei da tua casa o que fiz da casa de Jeroboão, filho de Nabat.

4 Aquele da linhagem de Baasa que morrer na cidade, comê-lo-ão os cães; o que morrer no campo, comê-lo-ão as aves do céu.

5 O resto das acções de Baasa, todos os seus feitos e batalhas, estão escritos no livro das Crônicas dos reis de Israel.

6 Adormeceu Baasa com seus pais e foi enterrado em Tersa. Seu filho Ela reinou em seu lugar.

7 O oráculo do Senhor, transmitido pelo profeta Jeú, filho de Hanani, foi dirigido contra Baasa e contra a sua casa, não sòmente em castigo de todos os males que ele tinha feito aos olhos do Senhor, irritando-o com as obras das suas mãos, imitando a casa de Jeroboão, mas também por Baasa haver destruído esta casa (de Jeroboão).

8 No ano vigésimo sexto de Asa, rei de Judá, reinou Baasa, sobre Israel, em Tersa, durante dois anos.

9 Rebelou-se contra ele seu servo Zambri, comandante de metade da sua cavalaria. Ela encontrava-se em Tersa, bebendo e embriagando-se em casa de Arsa, governador de Tersa.

10 Caindo Zambri sobre ele, feriu-o e matou-o no ano vigésimo sétimo de Asa, rei de Judá, ficando a reinar em seu lugar,

11 Logo que ele foi rei, logo que subiu no trono, exterminou toda a casa de Baasa e não deixou dela resto algum, nem parentes, nem amigos.

12 Zambri destruiu toda a casa de Baasa, conforme a palavra que o Senhor tinha dito a Baasa pela boca do profeta Jeú,

13 por causa de todos os pecados do Baasa e dos pecados de seu filho Ela, que tinha pecado e fizeram pecar Israel, irritando o Senhor Deus de Israel com os seus ídolos.

14 O resto das acções de Ela, tudo o que ele fez, está escrito ao livro das Crônicas dos reis de Israel.

15 No ano vinte e sete de Asa, rei de Judá, reinou Zambri em Tersa durante sete dias. O exército sitiava Gebetoa, cidade dos Filisteus.

16 Tendo ouvido dizer que Zambri se tinha rebelado e que tinha morto o rei, todo o Israel constituiu seu rei a Anri, o qual era general do exército de Israel, que estava então em campanha.

17 Retirou-se Anri, e todo o Israel com ele, de Gebeton, e foram sitiar Tersa.

18 Vendo Zambri que a cidade estava a ponto de ser tomada, entrou no palácio e lançou-lhe fogo, queimando-se a si mesmo e ao palácio real. Morreu, assim,

19 pelos pecados que tinha cometido, praticando o mal diante do Senhor, andando pelo caminho de Jeroboão, Imitando-o no pecado com que fez pecar a Israel.

20 O resto das acções de Zambri, a sua conjuração, tudo está escrito no livro das Crônicas dos reis de Israel.

21 Então dividiu-se o povo de Israel em dois partidos: metade do povo seguia Tebni, filho de Ginet, para o constituir rei; a outra metade (seguia) Anri.

22 O povo, que estava com Anri, prevaleceu contra o povo que seguia Tebni, filho de Ginet. Tebni morreu, e reinou Anri.

23 No ano trinta e um de Asa, rei de Judá, reinou Anri sobre Israel, durante doze anos. Em Tersa reinou seis anos;

24 depois comprou o monte da Samaria a Samer por dois talentos de prata, cobriu-o de edifícios, e deu à cidade, que tinha edificado, o nome de Samaria, do nome de Samer, dono do monte.

25 Anri fez o mal diante do Senhor; ainda cometeu mais crimes do que todos os seus predecessores.

26 Andou em todo o caminho de Jeroboão, filho de Nabat, nos pecados com que ele tinha feito pecar a Israel, irritando, com os seus ídolos, o Senhor Deus de Israel.

27 O resto das acções de Anri, as guerras que teve, tudo isso está escrito no livro das Crônicas dos reis de Israel.

28 Anri dormiu com seus pais e foi sepultado em Samaria. Em seu lugar reinou Acab, seu filho.

29 Acab, filho de Anri, reinou sobre Israel no ano trinta e oito de Asa, rei de Judá. Reinou Acab, filho de Anri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos.

30 Acab, filho de Anri, fez o mal diante do Senhor, mais que todos os que tinha havido antes dele.

31 Nem se contentou com andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nabat; além disso, tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos Sidónios, e foi servir a Baal e adorá-lo.

32 Erigiu um altar a Baal no templo de Baal, que tinha edificado em Samaria,

33 e plantou um aschera. Acab prosseguiu no seu mau proceder, irritando o Senhor Deus de Israel mais do que todos os reis de Israel, que o tinham precedido.

34 Durante o seu reinado, Hiel de Betel fundou Jericó; quando lançou os seus alicerces, morreu-lhe Abirão, seu primogênito, e, quando lhe pôs as portas, morreu-lhe Segub, seu último filho, conforme o que o Senhor tinha predito pela boca de Josué filho de Nun.




Versículos relacionados com I Reis, 16:

1 Reis 16 trata principalmente sobre a sucessão de reis em Israel e em Judá, e sobre os pecados cometidos por esses reis, que levaram à sua queda e à desgraça de seus reinos. Abaixo, seguem cinco versículos da Bíblia que abordam temas semelhantes aos de 1 Reis 16:

Provérbios 14:34: "A justiça exalta uma nação, mas o pecado é a vergonha de qualquer povo." Este versículo destaca a importância da justiça e da retidão em uma nação, e como o pecado pode trazer vergonha e ruína.

Ezequiel 22:30: "Procurei entre eles alguém que construísse um muro e se colocasse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum." Este versículo fala sobre como Deus procurou alguém que pudesse interceder por seu povo, mas não encontrou ninguém. Isso pode ser aplicado ao contexto de 1 Reis 16, em que os reis de Israel e Judá não foram capazes de proteger seus reinos da destruição devido aos seus pecados.

Salmos 89:30-32: "Se os seus filhos abandonarem a minha lei e não seguirem as minhas ordenanças, se violarem os meus decretos e não guardarem os meus mandamentos, então castigarei com vara os seus pecados e com açoites a sua iniquidade." Este versículo fala sobre as consequências do pecado e da desobediência, que incluem punição e disciplina.

Jeremias 22:24-30: Este trecho do livro de Jeremias fala sobre o rei Jeconias, que foi considerado um rei ímpio e injusto. Deus declara que ele será amaldiçoado e que sua descendência não terá sucesso como reis. Isso se relaciona com 1 Reis 16, em que vários reis ímpios são mencionados e que, por causa de seus pecados, levaram à queda de seus reinos.

2 Crônicas 7:14: "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e curarei a sua terra." Este versículo fala sobre a importância do arrependimento e da busca por Deus, e como isso pode levar à cura e restauração da terra. Isso pode ser aplicado ao contexto de 1 Reis 16, em que os reis de Israel e Judá poderiam ter evitado a queda de seus reinos se tivessem se arrependido de seus pecados e buscado a Deus.





Capitoli: