Isaías, 16

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Enviai cordeiros ao soberano do país, de Sela, através do deserto, até à montanha da filha de Sião.

2 Como aves espantadas, como passarinhos que voam do seu ninho, assim serão as filhas de Moab nas passagens do Arnon.

3 Aconselha-nos, decide como árbitro, põe, como de noite, a tua sombra em pleno dia sobre nós; esconde os fugitivos, não entregues os que andam errantes.

4 Habitam junto de ti os fugitivos de Moab; sê para eles um refúgio contra o devastador, até desaparecer a opressão até terminar a devastação, até se retirar o invasor.

5 Será estabelecido o trono pela misericórdia e sobre ele se sentará em verdade, no tabernáculo de Davide, um juiz amigo do direito e zeloso da justiça.

6 Temos ouvido falar da soberba do Moab, que é soberbo em extremo; conhecemos a sua soberba, a sua arrogância, a sua insolência, a sua língua enganadora. (ver nota)

7 Por isso Moab lamenta a Moab; haja lamentação universal. Suspiram, consternados, pelas tortas de uvas Quir-Hareseth.

8 Porque os campos de Hesebon estão desertos, os príncipes das nações talaram a vinha (ou região) de Sabama, cujas varas chegavam até Jazer, e iam até perder-se pelo deserto, cujos rebentos se estendiam ao longe, passavam à outra banda do mar.

9 Por esta causa chorarei com o pranto de Jazer a vinha de Sabama, banhar-vos-ei com as minhas lágrimas Hesebon e Eleale, porque se ouviu, sobre as tuas vinhas e sobre as messes, o grito do lagareiro (e do debulhador).

10 A alegria e o regozijo desaparaceram dos campos, e nas vinhas ninguém exulta, nem mostra júbilo. Não mais pisarão vinho no lagar os que tinham costume de o pisar; fiz calar a voz dos pisadores.

11 Por isso estremeço por Moab, como uma harpa, e o meu coração geme por Kir-Hares.

12 Acontecerá que Moab, depois de se ter cansado de recorrer aos seus lugares altos, entrará nos seus santuários para orar, mas nada alcançará. (ver nota)

13 Esta é a palavra que o Senhor pronunciou sobre Moab, há muito tempo.

14 Agora, eis que o Senhor diz: Em três anos, (contados) como os anos dum mercenário, será tirada a glória de Moab, com todo o seu numeroso povo, e o que ficar será pequeno e diminuído, quase nada.




Versículos relacionados com Isaías, 16:

O capítulo 16 de Isaías é uma profecia sobre a destruição de Moabe e a promessa de que, um dia, Deus irá restaurar a glória do povo de Moabe. Os versículos selecionados são os seguintes:

Jeremias 48:47: "Contudo, restaurarei a sorte de Moabe nos últimos dias, declara o SENHOR". Este versículo é uma promessa de restauração para Moabe, que é mencionada em Isaías 16.

Amós 2:1: "Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Moabe, e por quatro, não retirarei o castigo, porque queimou os ossos do rei de Edom até cal." Este versículo fala sobre o pecado de Moabe e sua punição, o que é relevante para o julgamento de Moabe descrito em Isaías 16.

Jeremias 48:36: "Por isso o meu coração geme por causa de Moabe como flautistas, e o meu coração geme como flautas por causa dos homens de Quir-Heres; porque toda a sua riqueza se desvaneceu." Este versículo descreve a lamentação do profeta Jeremias por Moabe, que perdeu sua riqueza e está sofrendo, um tema que também é mencionado em Isaías 16.

Ezequiel 25:8-9: "Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto Moabe e Seir dizem: Eis que a casa de Judá é como todas as nações, por isso eis que eu abrirei o lado de Moabe desde as cidades, desde as suas cidades fronteiriças, a glória da terra de Bet-Jesimote, Baoal-Meom e Quiriataim." Estes versículos falam sobre a atitude de Moabe em relação a Judá e a punição que eles receberão por causa disso. Essa punição é semelhante à que é descrita em Isaías 16.

Jeremias 48:28: "Deixai as cidades, e habitai nas rochas, ó habitantes de Moabe, e sede como a pomba que se aninha no fundo da boca da caverna." Este versículo descreve o desespero dos habitantes de Moabe em meio à destruição de suas cidades, um tema que também é mencionado em Isaías 16.





Capitoli: