Jeremias, 13

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Eis o que o Senhor me disse: Vai comprar para ti um cinto de linho e cinge-te com ele, mas não o metas na água.

2 Comprei um cinto, conforme a palavra do Senhor, e pu-lo à roda dos meus rins.

3 Foi-me dirigida segunda vez a palavra do Senhor:

4 Toma o cinto que compraste, que tens à roda dos teus rins, e, levantando-te, vai ao Eufrates e esconde-o ali no buraco de uma pedra.

5 Fui e escondi-o, junto do Eufrates, como o Senhor mo havia mandado.

6 Passados muitos dias, disse-me o Senhor: Levanta-te, vai ao Eufrates e toma dali o cinto, que te mandei esconder lá.

7 Fui ao Eufrates, procurei e tomei o cinto do lugar onde o tinha escondido; porém vi que o cinto já tinha apodrecido, de tal sorte que não servia para uso algum.

8 Então o Senhor falou-me assim:

9 Eis o que diz o Senhor: Da mesma forma farei apodrecer a soberba de Judá, o grande orgulho de Jerusalém.

10 Este povo perverso, que não quer ouvir as minhas palavras, que segue a obstinação do seu coração e vai após os deuses estranhos, para os servir e adorar, virá a ser como este cinto, que para nada serve.

11 Assim como um cinto se liga aos rins dum homem, assim eu uni estreitamente comigo toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz o Senhor, para que fossem o meu povo o meu renome, a minha honra e a minha glória. Mas (apesar disso) não me ouviram.

12 Por isso lhes dirás estas palavras: Isto diz o Senhor Deus de Israel: Todas as vasilhas se encherão de vinho. Eles te responderão: Acaso ignoramos que (em vasilhas, anos abundantes) todas as vasilhas se encherão de vinho?

13 E tu lhes dirás: Isto diz o Senhor: Eis que encherei de embriaguez todos os habitantes desta terra, os reis que se sentam sobre o trono de Davide, os sacerdotes, os profetas e todos os habitantes de Jerusalém;

14 e despedaçá-los-ei uns contra os outros, os pais contra os filhos, diz o Senhor. Não perdoarei, não me aplacarei, não usarei de clemência para deixar de os destruir.

15 Ouvi, escutai, não vos ensoberbeçais, porque o Senhor falou.

16 Dai glória ao Senhor vosso Deus (arrependei-vos) antes que sobrevenham as trevas (da tribulação), antes que tropecem vossos pés nas montanhas da noite; (então) esperáreis luz mas (o Senhor) mudá-la-á em sombra de morte, em escuridão.

17 Se não ouvirdes isto, chorará a minha alma em segredo, por causa da vossa soberba; os meus olhos chorarão amargamente, derramarão abundantes lágrimas, por ser levado cativo o rebanho do Senhor.

18 Diz ao rei e à rainha: Humilhai-vos sentai-vos no chão, porque a coroa da vossa glória caiu da vossa cabeça.

19 As cidades do meio-dia estão fechadas, e não há quem as abra. Todo o (povo de) Judá é transferido, a deportação é geral.

20 Levanta os olhos e vê os que chegam do Aquilão. Onde está (direis a Jerusalém) o rebanho que te foi confiado, as ovelhas da tua glória?

21 Que dirás, quando Deus te der por senhores aqueles que preparaste para teus amantes? Acaso não te assaltarão dores como as duma mulher que está de parto?

22 E se disseres no teu coração: Por que me aconteceram estes males? - (fica sabendo que) por causa da multidão das tuas iniquidades foram levantadas as tuas vestes, maltratados os teus calcanhares.

23 Pode um (negro) Etíope mudar a sua pele, ou um leopardo as suas malhas? Podereis vós fazer o bem, vós que aprendestes a fazer o mal?

24 (Por isso, diz o Senhor): Eu os espalharei como a moinha, arrebatada pelo vento do deserto.

25 Tal é a tua sorte (ó Jerusalém), a porção (ou paga) que te reservo, diz o Senhor, porque te esqueceste de mim e confiaste na mentira.

26 Por isso eu também levantarei as tuas vestes até sobre a tua face, e verão a tua vergonha.

27 Os teus adultérios, as tuas vozes lúbricas, a tua vergonhosa prostituição, as tuas abominações sobre os outeiros e no meio do campo, tudo isso observei. Ai de ti, Jerusalém! És impura! E até quando, ainda?




Versículos relacionados com Jeremias, 13:

Jeremias 13 descreve a visão que Deus deu a Jeremias de um cinto de linho estragado, que simbolizava a infidelidade do povo de Israel em relação a Deus. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados nesse capítulo, em ordem de proximidade com os temas:

Isaías 1:18: "Vinde então, e argui-me, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a branca lã." Este versículo fala da oferta de Deus de perdão e purificação para aqueles que se arrependem de seus pecados e se voltam para ele.

Jeremias 2:13: "Pois o meu povo cometeu dois males: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva, e cavaram cisternas rotas, cisternas que não retêm água." Este versículo fala da infidelidade do povo de Israel em buscar outras fontes de satisfação e segurança em vez de Deus.

Ezequiel 16:15-16: "Mas tu confiaste na tua formosura, e te prostituíste por causa da tua fama, e derramaste as tuas prostituições por toda a parte, e por isso foste possuída por todos os que passavam; e tomaste dos teus vestidos, e fizeste lugares altos, bordados de várias cores, e te prostituíste sobre eles; coisas semelhantes não sucederam, nem hão de suceder." Este versículo fala da infidelidade de Israel em buscar a atenção e a aprovação dos outros em vez de confiar em Deus.

Oséias 10:12: "Semeai para vós em justiça, colhei segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que venha e chova a justiça sobre vós." Este versículo fala da importância de buscar a justiça e a misericórdia de Deus em vez de confiar em nossas próprias forças e recursos.

Romanos 6:23: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Este versículo fala das consequências do pecado e da oferta de vida eterna que Deus dá através de Jesus Cristo.





Capitoli: