1. Aconteceu que, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, o Senhor falou a Josué, filho de Nun, ministro de Moisés, e disse-lhe:

2. Meu servo Moisés morreu; levanta-te e passa esse Jordão, tu e todo o povo contigo, entra na terra que eu darei aos filhos de Israel.

3. Todo o lugar, que pisar a planta do vosso pé, eu vo-lo darei, como disse a Moisés.

4. Desde o deserto e desde o Líbano até ao grande rio Eufrates — todo o país dos Heteus — e até ao mar grande para o ocidente, todo este território será vosso.

5. Ninguém vos poderá resistir em todos os dias da vossa vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem desampararei.

6. Tem ânimo e sê forte, porque tu hás-de levar este povo à posse da terra, que prometi com juramento a seus pais que lhes havia de dar.

7. Tem ânimo pois, reveste-te de grande fortaleza, para cuidadosamente cumprir toda a lei, que Moisés, meu servo, te prescreveu; não te desvies dela nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas feliz em tudo o que fizeres.

8. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, mas medita nele dia e noite, cuidando de cumprir tudo o que nele está escrito; então prosperarás em teus caminhos e serás bem sucedido.

9. Porventura não te ordenei: tem ânimo, e sê forte? — Não tenhas, pois, medo nem temor, porque o Senhor teu Deus está contigo em qualquer parte para onde vás.

10. Deu Josué aos príncipes do povo esta ordem: Percorrei os acampamentos, e mandai ao povo o seguinte:

11. Fazei provisão de mantimentos, porque daqui a três dias haveis de passar o Jordão, e entrareis a possuir a terra, que o Senhor vosso Deus vos dá.

12. Disse também aos Rubenitas, aos Gaditas e à meia tribo de Manassés:

13. Lembrai-vos do que vos ordenou Moisés, servo do Senhor, quando vos disse: O Senhor vosso Deus vos deu descanso, e toda esta terra.

14. Vossas mulheres, filhos e animais, ficarão na terra, que Moisés vos deu àquem do Jordão, mas vós todos os que sois (mais) valentes passai armados à frente de vossos irmãos, e pelejai por eles

15. até que o Senhor dê descanso a vossos irmãos, como o deu a vós, e também eles possuam a terra, que o Senhor vosso Deus lhes dá; depois voltareis para a terra que possuís, (para a terra ) que Moisés, servo do Senhor, vos deu àquem do Jordão, para o nascente, e habitareis nela.

16. Eles, respondendo a Josué, disseram: Nós faremos tudo o que nos ordenaste; iremos para onde quer que nos mandares.

17. Assim como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos também a ti; sòmente (desejamos) que o Senhor teu Deus seja contigo, como foi com Moisés.

18. Aquele que contradisser as tuas palavras, que não obedecer a tudo o que lhe mandares, seja morto. Tu (da tua parte) tem ânimo, opera varonilmente (que nós te seguiremos).





“A divina bondade não só não rejeita as almas arrependidas, como também vai em busca das almas teimosas”. São Padre Pio de Pietrelcina