Apocalipse, 12

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Depois apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de sol, com a lua debaixo de seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. (ver nota)

2 Ela está grávida, e clama com dores, atormentada para dar a luz.

3 Foi visto ainda um outro sinal no céu: era um grande Dragão, cor de fogo, que tinha sete cabeças e dez pontas, e nas suas cabeças sete diademas.

4 A sua cauda arrasta a terça parte das estrelas do céu, e precipitou-as na terra. Depois o Dragão parou diante da Mulher, que estava para dar à luz, a fim de devorar o seu filho, logo que ela o tivesse dado à luz. (ver nota)

5 Ela deu à luz um filho varão, que deve reger todas as gentes com vara de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.

6 A Mulher fugiu para o deserto, onde tinha um retiro que Deus lhe havia preparado, para aí a sustentarem durante mil e duzentos e sessenta dias. (ver nota)

7 Houve no céu uma batalha: Miguel e os seus anjos pelejavam contra o Dragão, e o Dragão com os seus anjos pelejava contra ele;

8 porém estes não prevaleceram, nem o seu lugar se encontrou mais no céu.

9 E foi precipitado o grande Dragão, a antiga Serpente, que se chama Demônio e Satanás, que seduz todo o mundo, foi precipitado na terra, e foram precipitados com ele os seus anjos.

10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: "Agora foi estabelecida a salvação, a força, o reino do nosso Deus e o poder do seu Cristo, porque foi precipitado (do céu) o acusador de nossos irmãos, que os acusava de dia e de noite diante do nosso Deus.

11 Porém eles venceram-no pelo (mérito do) sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho, e desprezaram a sua vida, até morrer (por Cristo).

12 Por isso, ó céus, alegrai-vos, e vós os que habitais neles. Ai da terra e do mar, porque o Demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo (para perder almas)."

13 Quando o Dragão se viu precipitado na terra, perseguiu a Mulher que tinha dado à luz o filho varão,

14 mas foram dadas à Mulher duas asas de uma grande águia, a fim de voar para o deserto, ao lugar do seu retiro, onde é sustentada por um tempo, por (dois) tempos e por metade de um tempo, fora da presença da Serpente. (ver nota)

15 Então a Serpente lançou da sua boca, atrás da Mulher, água (de perseguições) como um rio, para fazer que ela fosse arrebatada pela corrente.

16 Porém a terra ajudou a Mulher: abriu a sua boca e enguliu o rio que o Dragão tinha vomitado da sua boca. (ver nota)

17 O Dragão irou-se contra a Mulher e foi fazer guerra aos outros seus descendentes, que guardam os mandamentos de Deus e retêm a confissão de Jesus Cristo. (ver nota)

18 E postou-se sobre a areia do mar.




Versículos relacionados com Apocalipse, 12:

Apocalipse 12 fala sobre uma mulher grávida que é perseguida pelo dragão e seu filho é arrebatado para Deus e seu trono. Cinco versículos que se relacionam com os temas deste capítulo são:

Isaías 54:17: "Nenhum instrumento forjado contra você terá êxito, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles", declara o Senhor. Este versículo enfatiza a proteção divina contra a perseguição e as tentativas de destruição dos inimigos do povo de Deus.

Salmos 2:9: "Com vara de ferro os esmigalharás como um vaso de oleiro". Este versículo retrata a vitória do Filho de Deus sobre Seus inimigos e Sua autoridade sobre as nações.

Isaías 7:14: "Portanto, o próprio Senhor lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel". Este versículo faz uma conexão com a mulher grávida em Apocalipse 12, indicando que ela representa a nação de Israel.

1 Tessalonicenses 4:16-17: "Pois o Senhor mesmo descerá do céu com brado de comando, com voz de arcanjo e com trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos para sempre com o Senhor". Este versículo descreve o arrebatamento dos santos, que se relaciona com o arrebatamento do filho da mulher em Apocalipse 12.

Daniel 7:13-14: "Eu continuei olhando nas minhas visões noturnas, e ali estava, vindo nas nuvens do céu, alguém como um filho de homem. Ele se aproximou do Ancião de Dias e foi conduzido à sua presença. Ele foi dado autoridade, glória e poder sobre todos os povos, nações e línguas, e todos o adorarão". Este versículo também se relaciona com a autoridade e a vitória do Filho de Deus, que é enfatizada em Apocalipse 12.





Capitoli: