1. Pelo que, irmãos santos, (vós que sois) participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e o Pontífice da fé que professamos, Jesus,

2. o qual é fiel ao que o constituiu, assim como também Moisés o era em toda a casa dele (Nm. 12, 7). (ver nota)

3. Contudo este (Jesus) é considerado digno de tanta maior glória do que Moisés, quanto o que edificou a casa tem maior honra que a mesma casa.

4. Efetivamente toda a casa é edificada por alguém; mas o que construiu todas as coisas, é Deus.

5. Moisés na verdade era fiel em toda a casa de Deus, como um servo, para testificar aquelas coisas que se deviam anunciar;

6. porém Cristo foi fiel como um filho posto à frente da sua casa, a qual casa somos nós, se conservarmos firmes até ao fim a confiança e a alegre altivez da esperança (dos bens eternos).

7. Pelo que, como diz o Espírito Santo; Se ouvirdes hoje a sua voz,

8. não endureçais os vossos corações, como sucedeu no deserto, no lugar da revolta, no dia da tentação,

9. em que vossos pais me provocaram, me experimentaram e viram as minhas obras,

10. durante quarenta anos. Por isso indignei-me contra esta geração e disse: Estes erram sempre com o coração. Não conheceram os meus caminhos,

11. por isso jurei-lhes na minha ira : Não entrarão no meu descanso (S. 95,8-11). (ver nota)

12. Vede, irmãos, que não haja em algum de vós um coração mau e incrédulo, que o aparte do Deus vivo,

13. mas exortai-vos uns aos outros, todos os dias, durante (a vida presente que é) o tempo que se chama. Hoje, para que nenhum de vós se endureça, seduzido pelo pecado.

14. Em realidade, (é verdade que) nós somos participantes de Cristo, mas contanto que conservemos inviolavelmente até ao fim a nossa firmeza dos primeiros dias,

15. enquanto se nos diz: Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como sucedeu no lugar da rebelião.

16. Quais foram os que, depois de terem ouvido a sua voz, se revoltaram? Não foram todos aqueles, que tinham saído do Egito, sob a direção de Moisés?

17. E contra quem esteve Deus indignado durante quarenta anos? Porventura não foi contra aqueles que pecaram, cujos cadáveres ficaram estendidos no deserto?

18. E quais são aqueles a quem jurou (Deus) que não entrariam no (lugar do) seu descanso (que era a terra prometida de Canaan), senão os que foram incrédulos?

19. E, de facto, nós vemos que eles não puderam lá entrar por causa da sua incredulidade.





“Amemos ao próximo. Custa tão pouco querer bem ao outro.” São Padre Pio de Pietrelcina