1. Assim todos nos considerem como servidores de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus.

2. Ora o que se requer nos despenseiros é que sejam fiéis.

3. Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou em juízo humano, pois nem sequer me julgo a mim próprio.

4. Com efeito, de nada me sinto culpado, mas, nem por isso me dou por justificado; o Senhor é quem me julga.

5. Pelo que não julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só porá às claras o que se acha escondido nas trevas, mas ainda descobrirá os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá de Deus o louvor (que lhe é devido).

6. Ora, Irmãos, fiz aplicação destas coisas a mim e a Apolo, por causa de vós, para que aprendais em nós a não ir além do que está escrito, e não vos ensoberbeçais, tomando o partido de um contra o outro. (ver nota)

7. Porque, quem é que te distingue (declarando-te superior aos outros)? Que tens tu, que não recebesses? E, se o recebeste, porque te glorias, como se o não tiveras recebido?

8. Vós já estais saciados, já estais ricos, reinais sem nós; e queira Deus que reineis, para também reinarmos convosco. (ver nota)

9. Em verdade, entendo que Deus nos expôs a nós, Apóstolos, como dos últimos (dos homens), como destinados à morte (pelo martírio), porque (nos anfiteatros) somos dados em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens.

10. Nós somos néscios por Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós nobres, e nós desprezíveis.

11. Até esta hora, sofremos a fome e a sede, estamos nus, somos esbofeteados, não temos morada certa

12. e cansamo-nos a trabalhar por nossas próprias mãos; amaldiçoam-nos, e bendizemos; perseguem-nos, e sofremos (com paciência);

13. somos caluniados, e encorajamos; tornamo-nos como a imundície deste mundo, a escória de todos até agora.

14. Não escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como a meus filhos caríssimos.

15. De fato, ainda que tenhais dez mil pedagogos em Cristo, não tendes todavia muitos pais, pois fui eu que vos gerei em Jesus Cristo por meio do Evangelho.

16. Rogo-vos, pois, que sejais meus imitadores.

17. Por isso vos enviei Timóteo, que é meu filho caríssimo e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos, que são em Jesus Cristo, como eu ensino por toda a parte em todas as igrejas.

18. Alguns andam inchados (de orgulho) como se eu não estivesse para ir ter convosco.

19. Mas brevemente irei ter convosco, se o Senhor quiser, e examinarei, não as palavras dos que andam inchados, mas o seu poder.

20. Com efeito, o reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos.

21. Que quereis? Que eu vá ter convosco com vara, ou com amor e espírito de mansidão?





“Uma Missa bem assistida em vida será mais útil à sua salvação do que tantas outras que mandarem celebrar por você após sua morte!” São Padre Pio de Pietrelcina