1. Depois disto Davide derrotou os Filisteus e humilhou-os, tirando-lhes o mando da sua capital.

2. Derrotou também os Moabitas, e (os prisioneiros) mediu-os a cordel, fazendo-os deitar por terra: duas medidas de cordel para a morte e uma medida avantajada para a vida. E ficou Moab sujeito a Davide, pagando-Ihe tributo. (ver nota)

3. Davide derrotou também Adadezer, filho de Roob, rei de Soba, quando marchou para estender os seus domínios até ao rio Eufrates.

4. Tendo-lhe Davide tomado mil e setecentos cavaleiros e vinte mil peões, cortou os jarretes a todos os cavalos dos carros; deles reservou sòmente (os precisos) para cem carros.

5. Vieram também os Sírios de Damasco, para darem socorro a Adadezer, rei de Soba, e Davide matou vinte e dois mil Sírios.

6. Davide pôs guarnição na Síria de Damasco, e a Síria foi submetida a Davide, ficando-lhe tributária. O Senhor guardou Davide em todas as expedições que fez.

7. Davide tomou as armas de ouro, que tinham os servos de Adadezer, e levou-as para Jerusalém.

8. De Bete e de Berot, cidades de Adadezer, Davide tomou uma grande quantidade de cobre.

9. Quando Tou, rei de Emat, ouviu dizer que Davide tinha quebrado todas as forças a Adadezer,

10. enviou Jorão, seu filho, ao rei Davide para o saudar, dando-lhe os parabéns, e para lhe dar graças por ter vencido e destroçado Adadezer, porque Tou era inimigo de Adadezer. (Jorão) levava na sua mão vasos de ouro, de prata e de cobre,

11. os quais o rei Davide consagrou também ao Senhor, com a prata e ouro, que lhe tinha consagrado do despojo de todas as nações que sujeitara,

12. da Síria e de Moab, dos filhos de Amon, dos Filisteus e de Amalec, com os despojos de Adadezer, filho de Roob, rei de Soba.

13. Adquiriu Davide grande fama, quando, na volta da conquista da Síria, matou dezoito mil homens no vale das Salinas.

14. Pôs na Idumeia guarnições, e toda a Idumeia ficou sujeita a Davide. O Senhor guardou Davide em todas as expedições que fez.

15. Reinou Davide sobre todo o Israel, e julgava também e administrava justiça a todo o seu povo.

16. Josafat, filho de Ailude, era seu cronista;

17. Sadoc, Joab, filho de Sarvia, era o general dos seus exércitos; filho de Aquitob, e Aquimeleque, filho de Abiatar, eram pontífices; Saraias era secretário;

18. Banaias, filho de Jojada, mandava nos Cereteus e Feleteus; e os filhos de Davide eram seus conselheiros íntimos.





“Faltar com a caridade¨¦ como ferir a pupila dos olhos de Deus.” São Padre Pio de Pietrelcina