1. Roboão, de volta a Jerusalém, convocou toda a tribo de Judá e de Benjamim, cento e oitenta mil homens escolhidos e guerreiros, para pelejar contra Israel e trazê-lo para o seu domínio.

2. Todavia o Senhor dirigiu a sua palavra a Semeias, homem de Deus, dizendo:

3. Vai dizer a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a todo o Israel, que está na tribo de Judá e de Benjamim:

4. Eis o que diz o Senhor: Não marchareis, nem pelejareis contra vossos irmãos; cada um volte para sua casa, porque isto aconteceu por minha vontade. Eles, tendo ouvido a palavra do Senhor, voltaram para trás e não marcharam contra Jeroboão.

5. Roboão habitou em Jerusalém, e edificou várias cidades muradas em Judá.

6. Fortificou Belém, Etão, Tecué,

7. Betsur, Soco, Odolão,

8. Cet, Maresa, Zif,

9. Adurão, Laquis, Azeca,

10. Saraa, Aialon e Hebron, que estavam em Judá e Benjamim, todas cidades fortíssimas.

11. Tendo-as cercado de muros, pôs nelas governadores e armazéns de víveres, isto é, de azeite e de vinho,

12. Estabeleceu também em cada cidade um arsenal de escudos e de lanças e fortificou-as com sumo cuidado. Reinou sobre Judá e Benjamim.

13. Os sacerdotes e Levitas, que havia em todo o Israel, foram para ele de todas as suas residências,

14. deixando as suas terras e as suas propriedades, para irem habitar em Judá e Jerusalém, porque Jeroboão e seus filhos os tinham expulsado, a fim de não exercerem o sacerdócio do Senhor.

15. Jeroboão constituiu para si sacerdotes dos lugares altos, para culto dos bodes e touros (ídolos) que ele tinha mandado fazer.

16. Também de todas as tribos de Israel, todos aqueles que tinham resolvido em seu coração seguir o Senhor Deus de Israel, foram a Jerusalém, a fim de imolarem as suas vítimas na presença do Senhor Deus de seus pais.

17. Fortificaram o reino de Judá e consolidaram (no trono) a Roboão, filho de Salomão, durante três anos, porque sòmente três anos andaram no caminho de Davide e de Salomão.

18. Roboão casou com Maalat, filha de Jerimot, filho de Davide, e também com Abiail, filha de Eliab, filho de Isaí,

19. a qual lhe deu à luz Jeús, Somarias e Zoom.

20. Depois desta tomou também por mulher a Maaca, filha de Absalão, da qual teve Abia, Etai, Ziza e Salomit.

21. Roboão amou Maaca, filha de Absalão, mais que todas as mulheres, principais e secundárias. Ele teve dezoito esposas e sessenta mulheres de segunda ordem, e teve vinte e oito filhos e sessenta filhas.

22. Constituiu Abia, filho de Maaca, cabeça e príncipe sobre todos os seus irmãos, porque tinha o desígnio de o fazer rei.

23. Dispersou, hàbilmente, todos os filhos pelos territórios de Judá e de Benjamim, pelas suas cidades muradas, deu-lhes alimentos em grande abundância e arranjou-lhes muitas mulheres.





“Para que se preocupar com o caminho pelo qual Jesus quer que você chegue à pátria celeste – pelo deserto ou pelo campo – quando tanto por um como por outro se chegará da mesma forma à beatitude eterna?” São Padre Pio de Pietrelcina